A Subprefeitura do Distrito de Moreira César, em Pindamonhangaba, tem se empenhado em ações de zeladoria para combater o descarte irregular de entulho e material inservível, que tem consumido grande parte dos recursos e do trabalho da administração local. Em apenas 15 dias da atual gestão, foram retiradas 294 toneladas de lixo, entulho e materiais inservíveis em diversos bairros.
O custo dessas operações, que incluem a locação de máquinas, trabalho dos servidores e combustível, chega a R$ 270 mil mensais. Os bairros mais afetados por esse problema são: Terra dos Ipês, Cesar Park, Liberdade e Portal dos Eucaliptos.
A Prefeitura de Pindamonhangaba está realizando campanhas de conscientização para estimular o descarte correto do material, por meio dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária). “Nossa cidade tem 10 pontos de descarte, e somente em Moreira César, temos três unidades (Mantiqueira, Liberdade e Feital). Não há justificativa para esse comportamento de alguns moradores que insistem em manter os bairros sujos”, disse José Carlos Gomes – Cal, subprefeito da região.
Além da retirada de entulho, outras ações de zeladoria têm sido realizadas, incluindo manutenção de bocas de lobo, capina, poda de mato e limpeza geral. Recentemente, os bairros que receberam esses serviços foram:
- Padre Rodolfo: Retirada de entulho, roçada e conserto das bocas de lobo.
- Área Central de Moreira César: Retirada de entulho.
- Terra dos Ipês II: Retirada de entulho e roçada.
- Terra dos Ipês I: Retirada de entulho e roçada.
- Portal dos Eucaliptos: Retirada de entulho.
- Liberdade: Retirada de entulho.
- César Park: Retirada de entulho.
- Avenida das Rosas – Vale das Acácias: Limpeza geral.
Além dessas ações, a Subprefeitura tem investido em melhorias de infraestrutura, como no Feital, onde foi realizada uma requalificação em uma nova travessa para melhorar a acessibilidade e segurança dos moradores. Na região do Terminal Rodoviário, está sendo construída uma nova galeria para otimizar o escoamento das águas pluviais e prevenir alagamentos.
Um projeto adicional da Subprefeitura em parceria com o Fundo Social de Solidariedade visa retirar materiais como sofás, colchões, guarda-roupas e móveis em bom estado de conservação. O objetivo é agendar a retirada desses itens e levá-los para as oficinas do Reinvente, onde serão recuperados e reaproveitados por outras famílias.
“Estamos trabalhando para promover um ambiente mais limpo e organizado, com o apoio da população e com ações contínuas para melhorar a infraestrutura de nossa cidade”, concluiu o subprefeito.
Fonte: pindamonhangaba.sp.gov.br/noticias/
MATERIAS RELACIONADAS
Tremembé lança concurso para escolher identidade visual da Estância Turística com tema sobre o arroz irrigado
Roseira se torna sede da Região Turística da Fé com inauguração de novo escritório regional
Mais de 240 kg de lixo são retirados de manguezais durante mutirões em São Sebastião