A atleta de Ubatuba, Luciana Santos, conquistou o título de campeã brasileira de apneia estática (STA) ao permanecer submersa por 4 minutos e 56 segundos, nesta sexta-feira (18), durante o Campeonato Brasileiro de Apneia Indoor, realizado em Belém (PA). A marca foi a melhor da competição e garantiu a vitória na modalidade.
O evento, em sua 12ª edição, é promovido pela AIDA Brasil (Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apneia) e reúne os principais atletas do país em provas realizadas em piscina, também conhecidas como “águas confinadas”.
🌊 Desempenho histórico de Luciana Santos
Luciana brilhou logo no primeiro dia de disputas ao bater seu recorde pessoal e superar todas as adversárias na categoria de apneia estática, que consiste em ficar o maior tempo possível submerso, sem se mover.
“Estou muito feliz com o resultado dessa primeira prova. Consegui melhorar meu tempo e espero em breve quebrar a barreira dos 5 minutos. Esse título é de Ubatuba. Gratidão a todos que me apoiam”, declarou a atleta.
🏊♀️ Carreira de destaque no esporte
Luciana Santos não é novata no cenário esportivo nacional. Em 2019, ela venceu o Campeonato Brasileiro de Aquathlon e conquistou vaga para o Mundial, realizado em 2020 na cidade de Almere, na Holanda.
Além da apneia estática (STA), o campeonato conta com outras duas modalidades:
-
Apneia dinâmica sem nadadeiras (DNF): deslocamento horizontal apenas com movimentos do corpo
-
Apneia dinâmica com bialetas (DYNB): deslocamento com uso de nadadeiras longas para alcançar maiores distâncias
Luciana integra a equipe Toca do Mero e conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, do Ubatuba Iate Clube e do secretário de Esportes, Saulo Souza.
Fonte: ubatuba.sp.gov.br/
MATERIAS RELACIONADAS
Edição especial do Conexão Juventude movimenta o Parque da Cidade neste domingo em São José
Trecho da Serra Nova da Tamoios recebe nova identificação técnica; veja o que muda
Roseira se torna sede da Região Turística da Fé com inauguração de novo escritório regional