O Litoral Norte de São Paulo está com 11 praias consideradas impróprias para banho, conforme o relatório atualizado esta semana pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Dentre as quatro cidades da região, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba possuem três praias impróprias cada, enquanto Caraguatatuba tem duas (veja a lista abaixo).
A Cetesb realiza análises semanais para verificar a quantidade de bactérias presentes na água, que determina a balneabilidade das praias. Quando são encontradas mais de 100 colônias de bactérias a cada 100 milímetros de água, a praia é classificada como imprópria para banho.
As praias que não atendem aos critérios de qualidade da água são sinalizadas com uma bandeira vermelha, indicando que não é recomendado entrar na água, pois isso pode representar riscos à saúde dos banhistas.
Praias impróprias para banho:
Ubatuba
- Itaguá – Av. Leovegildo, 240
- Itaguá – Av. Leovegildo, 1724
- Rio Itamambuca
Ilhabela
- Portinho
- Veloso
- Viana
São Sebastião
- São Francisco
- Pontal da Cruz
- Deserta
Caraguatatuba
- Tabatinga – 250m do Rio Tabatinga
- Prainha
A Cetesb recomenda que os banhistas evitem entrar na água nas praias sinalizadas, para evitar problemas de saúde. A qualidade da água dessas praias será monitorada semanalmente, e a sinalização será ajustada conforme os resultados das próximas análises.
Fonte: CETESB
MATERIAS RELACIONADAS
Caçapava anuncia construção de 50 casas populares na Vila Paraíso
1º Leilão de Bovinos Leiteiros da APTA em Pindamonhangaba fortalece pequenos produtores
Prefeitura de Caçapava conclui obras na Estrada do Marambaia e resolve alagamentos históricos