A Justiça do Trabalho marcou para 24 de janeiro a audiência sobre as rescisões contratuais dos ex-funcionários da Organização Social João Marchesi que aderiram à ação de consignação de pagamento. A Prefeitura de Caraguatatuba orienta os trabalhadores desligados a comparecerem à audiência para facilitar as providências necessárias.
Esforços da gestão municipal
Desde o início de sua administração, o prefeito Mateus Silva tem tomado medidas para resolver a situação. Ele reafirma o compromisso em normalizar o atendimento na rede de saúde e garantir os direitos trabalhistas dos profissionais:
“A população não pode ser prejudicada, e os trabalhadores precisam ter seus direitos garantidos. Estamos empenhados em restabelecer os serviços essenciais e buscar soluções para pendências como esta.”
Contexto
O contrato da João Marchesi, responsável pela gestão de Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde, está sob questionamento pelo Tribunal de Contas, que identificou despesas irregulares de R$ 21 milhões. Apesar disso, liminares judiciais permitem a continuidade dos serviços até março de 2025.
Entre novembro e dezembro de 2024, 83 funcionários foram demitidos, impactando a execução do plano de trabalho da organização. Há três ações judiciais em andamento, incluindo uma referente aos encargos trabalhistas dos ex-colaboradores.
Irregularidades e transição
A equipe de transição do prefeito informou que não recebeu da gestão anterior os extratos com o saldo total destinado ao provisionamento dos encargos trabalhistas. Parte dos recursos está vinculada a uma ação judicial protocolada pela prefeitura, apontando indícios de irregularidades na aplicação de R$ 10,6 milhões.
A audiência do dia 24 representa um passo crucial para resolver a situação dos trabalhadores e restabelecer a estabilidade dos serviços de saúde no município.
Fonte: PMC
MATERIAS RELACIONADAS
Tremembé lança concurso para escolher identidade visual da Estância Turística com tema sobre o arroz irrigado
Roseira se torna sede da Região Turística da Fé com inauguração de novo escritório regional
Mais de 240 kg de lixo são retirados de manguezais durante mutirões em São Sebastião