Justiça determina e Taubaté passa a exigir ponto eletrônico de todos os servidores

justica-determina-e-taubate-passa-a-exigir-ponto-eletronico-de-todos-os-servidores

Foto: TV Globo/Reprodução

A Prefeitura de Taubaté informou que, a partir desta terça-feira (28), todos os servidores municipais deverão registrar a frequência de trabalho por meio de controle eletrônico de ponto.

A medida cumpre uma determinação da Justiça, publicada após ação do Ministério Público (MP), que questionou a dispensa do registro de horário para servidores comissionados e auditores fiscais.

O decreto municipal, publicado no Diário Oficial na sexta-feira (24), estabelece que o controle de ponto será feito por meio do sistema eletrônico de gestão. Apenas unidades que ainda não receberam o equipamento poderão adotar o registro manual de entrada e saída.

As novas regras não se aplicam ao prefeito Sérgio Victor (Novo), ao vice-prefeito, aos secretários municipais, secretários adjuntos e procuradores.


Decisão da Justiça e ação do Ministério Público

A Justiça havia considerado inconstitucional uma lei municipal que dispensava o registro de ponto para cargos de confiança, direção e auditoria fiscal. O entendimento foi de que a norma prejudicava o controle de frequência e facilitava irregularidades, como o risco de servidores fantasmas.

Mesmo após a decisão, o MP apurou que a Prefeitura continuava registrando a jornada desses servidores de forma manual, ao contrário dos demais funcionários municipais.

De acordo com o MP, os registros apresentados em fevereiro mostravam horários idênticos de entrada, saída e almoço entre todos os comissionados e auditores, o que foi considerado incompatível com a rotina funcional.

No processo, o órgão destacou que esse formato “impede o controle de produtividade e pode gerar falhas e manipulações”, além de dificultar a gestão de banco de horas e despesas com pessoal.

A Justiça, então, determinou a implantação do controle eletrônico para todos os servidores. Em resposta, a Prefeitura confirmou que o sistema será implementado de forma integral, conforme o decreto publicado.

Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2025/10/27/apos-determinacao-da-justica-prefeitura-de-taubate-vai-fazer-controle-de-ponto-de-todos-os-servidores.ghtml

Foto: TV Globo/Reprodução


Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

Sobre o autor