Justiça concede medida protetiva à ex-primeira-dama de São José dos Campos contra o prefeito Anderson Farias

justica-concede-medida-protetiva-a-ex-primeira-dama-de-sao-jose-dos-campos-contra-o-prefeito-anderson-farias

Sheila Thomaz e Anderson Farias (PSD) durante desfile do 7 de setembro em 2022. — Foto: Divulgação/Prefeitura de São José dos Campos

A Justiça de São José dos Campos concedeu uma medida protetiva à ex-primeira-dama Sheila Thomaz contra o prefeito Anderson Farias (PSD). A decisão foi tomada no último dia 7 de outubro, após Sheila procurar o Ministério Público e relatar ser vítima de violência doméstica e familiar.

O caso está relacionado a uma desavença ocorrida no dia 3 de outubro, em meio ao processo de separação do casal. Na decisão, o juiz Ayrton Vidolin Marques Júnior, da Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, determinou que o prefeito:

  • seja afastado da residência onde Sheila permanece;

  • mantenha distância mínima de 200 metros;

  • e se abstenha de qualquer tipo de contato, inclusive por telefone, mensagens ou e-mails.

O documento também autoriza Anderson a visitar os filhos, conforme acordo entre as partes.

Relatos apresentados à Justiça

No depoimento prestado ao Ministério Público, Sheila afirmou que vem enfrentando episódios de humilhação desde abril deste ano e que, no dia 3 de outubro, houve uma discussão em via pública, presenciada por uma das filhas do casal. Segundo o relato, o prefeito teria se exaltado e precisou ser contido por seguranças.

Mais tarde, ainda segundo a ex-primeira-dama, uma nova discussão teria ocorrido na residência da família, durante a qual o prefeito teria batido na mesa e ameaçado agredir Sheila e as filhas. O documento cita que Anderson foi contido pelo filho.

Versão do prefeito

O prefeito Anderson Farias também registrou um boletim de ocorrência, apresentando uma versão diferente dos fatos. Ele alegou ter sido vítima de uma tentativa de agressão e afirmou sofrer ameaças no contexto da separação.

Nesta quinta-feira (16), Anderson divulgou uma nota oficial, na qual disse estar cumprindo integralmente a medida judicial, mas negou as acusações e afirmou confiar na Justiça.

“Reitero que não houve qualquer ato de agressão de minha parte e que jamais adotei conduta dessa natureza em relação à minha família. Confio plenamente na Justiça e tenho convicção de que a verdade será restabelecida no curso do processo”, afirmou o prefeito em trecho da nota.

Ele também declarou que não fará novos pronunciamentos sobre o caso por se tratar de assunto de esfera privada.

Separação e saída do Fundo Social

A separação de Anderson Farias e Sheila Thomaz foi confirmada pela Prefeitura de São José dos Campos em nota divulgada na quarta-feira (15). Na mesma data, foi anunciado que Sheila deixará a presidência do Fundo Social de Solidariedade, função tradicionalmente exercida pela primeira-dama do município.

Segundo a prefeitura, a decisão foi “de comum acordo” e a transição será “técnica e planejada, sem interrupção dos atendimentos à população”.

A Rede Vanguarda apurou que o secretário de Governança, Jhonis Santos, passará a acumular o cargo de presidente do Fundo Social, mantendo a atual equipe.

Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2025/10/16/justica-concede-medida-protetiva-a-ex-primeira-dama-sheila-thomaz-contra-o-prefeito-de-sao-jose-dos-campos-anderson-farias-psd.ghtml

Foto: Divulgação/Prefeitura de São José dos Campos – Sheila Thomaz e Anderson Farias (PSD) durante desfile do 7 de setembro em 2022.

Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região. 📰
Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

Sobre o autor