Jacareí registrou uma redução de aproximadamente 35% nos casos de perturbação de sossego no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão e indicam também diminuição no número de autuações.
De janeiro a junho deste ano, a Guarda Civil Municipal confirmou 157 ocorrências desse tipo, contra 244 registradas nos seis primeiros meses de 2024. Os casos são enquadrados na Lei Municipal 5.811/2013, que trata de ruídos ou sons excessivos.
O número de autuações também caiu: foram 30 no primeiro semestre deste ano, ante 52 no mesmo período de 2024. As multas são aplicadas quando o responsável persiste na infração mesmo após receber orientação.
De acordo com o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Julio, o resultado é fruto do trabalho da Guarda Civil Municipal, que tem investido em capacitação e atua com rapidez, diálogo e respeito aos direitos da população.
O que caracteriza perturbação de sossego
A infração ocorre quando ruídos excessivos afetam o bem-estar público, incluindo música alta, gritos, uso abusivo de instrumentos sonoros ou barulho causado por animais. Em caso de necessidade, a Guarda Civil Municipal pode ser acionada pelo telefone 153, e a Polícia Militar pelo 190.
Fonte: PMJ
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!
MATERIAS RELACIONADAS
Aplicativo Tec Saúde Taubaté já está disponível para download na App Store
Carcaça de animal em praia de São Sebastião intriga banhistas e viraliza nas redes
Vistoria do Programa Cidade Legal inicia regularização do Rio do Ouro em Caraguatatuba