Jacareí registrou uma redução de aproximadamente 35% nos casos de perturbação de sossego no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão e indicam também diminuição no número de autuações.
De janeiro a junho deste ano, a Guarda Civil Municipal confirmou 157 ocorrências desse tipo, contra 244 registradas nos seis primeiros meses de 2024. Os casos são enquadrados na Lei Municipal 5.811/2013, que trata de ruídos ou sons excessivos.
O número de autuações também caiu: foram 30 no primeiro semestre deste ano, ante 52 no mesmo período de 2024. As multas são aplicadas quando o responsável persiste na infração mesmo após receber orientação.
De acordo com o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Julio, o resultado é fruto do trabalho da Guarda Civil Municipal, que tem investido em capacitação e atua com rapidez, diálogo e respeito aos direitos da população.
O que caracteriza perturbação de sossego
A infração ocorre quando ruídos excessivos afetam o bem-estar público, incluindo música alta, gritos, uso abusivo de instrumentos sonoros ou barulho causado por animais. Em caso de necessidade, a Guarda Civil Municipal pode ser acionada pelo telefone 153, e a Polícia Militar pelo 190.
Fonte: PMJ
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!
MATERIAS RELACIONADAS
Prefeitura de Ubatuba conclui demolição de prédio condenado nas Toninhas
PRF apreende mais de 43 kg de cocaína na Fernão Dias em Bragança Paulista
São José segue sem vitórias e perde para Joaçaba na Liga Nacional de Futsal