Tecnologia reforça a segurança com acesso direto ao banco de dados da Polícia Civil de SP
A cidade de Jacareí deu um passo importante na área da segurança pública e se tornou a primeira do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte a integrar o programa estadual Muralha Paulista, que utiliza reconhecimento facial inteligente e acesso a um dos maiores bancos de dados policiais do país.
Com a nova integração, todas as câmeras de monitoramento com reconhecimento facial do município passam a operar com o banco de dados da Polícia Civil do Estado de São Paulo. A tecnologia amplia significativamente a capacidade de identificação e rastreamento de pessoas em tempo real, reforçando a atuação da segurança municipal e estadual.
Jacareí entre as primeiras do estado
Jacareí é a quinta cidade do estado de São Paulo a ser contemplada com a tecnologia do Muralha Paulista, ao lado de São Paulo, São Carlos, Praia Grande e Tatuí. No município, 34 câmeras já possuem licença ativa para reconhecimento facial, integradas ao Centro de Operações Integradas (COI). A adesão ao sistema se deu por meio de convênio com o governo estadual, sem custo para os cofres públicos.
Antes da nova interface, o sistema de Jacareí utilizava apenas dados locais e do Cortex, uma plataforma nacional de segurança com múltiplos bancos de dados. Agora, com a conexão direta ao banco da Polícia Civil, a cidade passa a contar com uma ferramenta mais precisa e abrangente para identificação de pessoas com mandados de prisão, desaparecidos ou suspeitos de crimes.
Centro de Operações Integradas 2.0
Inaugurado em maio de 2025, o novo COI 2.0 de Jacareí opera com cerca de 200 câmeras de monitoramento em tempo real, distribuídas em pontos estratégicos da cidade. O sistema também realiza leitura automática de placas de veículos em 18 entradas e saídas do município, permitindo um monitoramento eficiente de fluxo e apoio direto às investigações policiais.
O trabalho é realizado em conjunto por equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Secretaria de Mobilidade Urbana, fortalecendo a atuação preventiva e reativa no combate à criminalidade.
Segurança de ponta e integração com o Estado
Para o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí, Rafael Julio, a integração com o Muralha Paulista representa um avanço decisivo:
“É um marco na segurança da nossa cidade e uma conquista que nos possibilita uma integração ainda maior com as forças de segurança do Estado. Por meio do programa Muralha Paulista, avançamos significativamente na proteção dos moradores da nossa cidade”, destacou.
A expectativa é que a nova tecnologia aumente a eficiência da segurança pública municipal, promovendo mais proteção, agilidade nas investigações e respostas rápidas em ocorrências em tempo real.
Fonte: PMJ
MATERIAS RELACIONADAS
Justiça autoriza construção de novo ponto de ônibus na Praça 13 de Maio em Ubatuba
Ilhabela Jazz 2025 reúne grandes nomes da música na 11ª edição do festival
Vestibulinho Tancredo 2025/2026: inscrições abertas em Ubatuba