Jacareí deu um novo passo na segurança pública com o lançamento do COI 2.0, o Centro de Operações Integradas, ocorrido nesta sexta-feira (9). A atualização do sistema inclui a instalação de quase 200 câmeras de videomonitoramento, reforço no reconhecimento facial e ampliação da vigilância em acessos estratégicos da cidade.
O evento de lançamento contou com a presença de autoridades municipais, vereadores e deputados estaduais e federais. A nova etapa do COI marca a expansão de 117 para aproximadamente 200 câmeras, além de aumentar de dez para 18 os pontos de entrada e saída monitorados com leitura de placas veiculares.
Outro avanço importante foi na tecnologia de reconhecimento facial, que passou de duas para 34 licenças ativas. O sistema será integrado ao banco de dados da Polícia Civil, permitindo a identificação de foragidos e pessoas desaparecidas. “Nosso novo modelo de monitoramento é habilitado para que o próprio sistema identifique as pessoas e, ao constatar anormalidades, alerte a central para que medidas sejam tomadas e viaturas deslocadas ao local”, afirmou o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Julio.
A nova fase do COI está associada a um contrato firmado com empresa especializada em telecomunicações, que será responsável por instalar, substituir e manter os equipamentos. A operação será contínua, com monitoramento 24 horas por dia, sete dias por semana.
Antes do lançamento, o centro passou por uma ampla reforma estrutural, com melhorias em equipamentos, nova pintura e infraestrutura modernizada. A central conta agora com um painel de mais de dez metros de largura, permitindo a visualização de estatísticas em tempo real, como a contagem de veículos e pedestres identificados. O sistema é utilizado diariamente por equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Secretaria de Mobilidade Urbana.
Fonte: PMJ
MATERIAS RELACIONADAS
Revitalização do lago no Parque Ayrton Senna traz mais vida ao bairro Interlagos
Prefeitura de Caçapava inicia obras de macrodrenagem na Avenida Brasil nesta segunda-feira
Polícia Ambiental resgata bicho-preguiça em residência de Caraguatatuba