A Prefeitura de Jacareí iniciou uma investigação sobre a morte de cinco cães após um mutirão de castração realizado entre os dias 9 e 12 de abril. O evento, organizado pela administração municipal, teve como objetivo realizar castrações gratuitas para o controle da população animal e prevenção de doenças. Os procedimentos foram realizados por uma empresa terceirizada que já havia executado esse serviço na cidade anteriormente, com um bom histórico de castrações realizadas sem incidentes.
Após as mortes dos animais, o mutirão foi suspenso, e as cirurgias programadas para o domingo (13) foram adiadas para o próximo evento. A Prefeitura formou um comitê, composto por agentes da Procuradoria Municipal, da Secretaria de Meio Ambiente, da Diretoria de Proteção Animal e representantes da sociedade civil, para apurar as circunstâncias do ocorrido. O comitê terá 30 dias úteis, a partir de segunda-feira, para divulgar suas conclusões.
Em nota, o secretário de Meio Ambiente e Zeladoria, Rogério Costa Manso, explicou que a empresa responsável pela realização das castrações, localizada em Mogi Mirim, já realizou mais de 8 mil procedimentos na cidade sem registro de óbitos. O contrato com a empresa se encerra em maio, e ainda há cerca de mil castrações programadas. O procedimento foi temporariamente paralisado até que os fatos sejam esclarecidos.
A empresa envolvida também se manifestou publicamente, lamentando as mortes dos animais e informando que instaurou um procedimento interno para investigar as circunstâncias do ocorrido. A empresa afirmou que está colaborando com as autoridades competentes e com especialistas da área para apurar o que ocorreu.
Os tutores dos cães que faleceram foram convocados para autorizar a realização de necrópsias, e aguardam respostas sobre as causas das mortes.
Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao
Foto: Reprodução/TV Vanguarda
MATERIAS RELACIONADAS
Litoral Norte de SP tem 13 praias impróprias para banho; veja quais evitar
Campos do Jordão recebe unidade modelo do Detran-SP e pacote de obras de R$ 300 milhões
Polícia Municipal apreende maconha e skank no bairro Itatinga em São Sebastião