Iniciativa reúne órgãos ambientais, forças de segurança e entidades civis para garantir observação segura e consciente dos cetáceos
Durante os meses de junho e julho de 2025, a cidade de Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, intensificou as ações de monitoramento e conscientização ambiental para garantir que a temporada de avistamento de baleias ocorra de forma segura e responsável.
A operação acontece aos fins de semana e reúne diversos órgãos parceiros como o IBAMA, ICMBio, APA Marinha do Litoral Norte, Fundação Florestal, Polícia Ambiental, Marinha do Brasil e o Corpo de Bombeiros, além dos institutos VIVA, Argonauta, e projetos especializados como o Baleia Jubarte e Baleia à Vista.
Monitoramento no mar e orientação em terra
As embarcações turísticas que operam com avistamento de cetáceos são acompanhadas no mar para garantir o cumprimento das normas ambientais, como distância mínima dos animais e tempo de observação.
Além da fiscalização, a Prefeitura também promove ações de educação ambiental com distribuição de folhetos informativos nos principais pontos de embarque, como o Yacht Club de Ilhabela, Pindá Yacht Club, Marina Porto, entre outros.
Compromisso com a conservação marinha
Ilhabela busca se consolidar como referência nacional em turismo de natureza, aliando o crescimento da atividade turística à preservação da biodiversidade marinha.
O município tem investido em logística e estrutura de apoio, viabilizando a atuação dos órgãos fiscalizadores, mesmo não tendo poder legal para aplicar multas. A fiscalização, nesse caso, é conduzida por entidades como o IBAMA e a APA Marinha.
“A presença do IBAMA é fundamental para fiscalizar e autuar embarcações que descumprirem as normas”, explica Ceni Ribas, Analista Ambiental do instituto. “Nosso objetivo é garantir a legalidade da atividade e a proteção dos animais marinhos.”
Turismo com responsabilidade
Com o crescimento do interesse pelo turismo de observação de baleias, Ilhabela reforça a importância de realizar a atividade com respeito à fauna marinha e em conformidade com a legislação vigente.
A cidade se posiciona como um exemplo de que é possível conciliar turismo e sustentabilidade, fortalecendo sua imagem como destino comprometido com o meio ambiente e com a segurança de moradores, turistas e operadores náuticos.
Fonte: PMIB
MATERIAS RELACIONADAS
São José vence Sampaio e fica a um passo da final da Liga de Basquete Feminino
Hoje é o último dia do Arraiá da Farma Conde Arena com show de Fernando e Fabiano e Mona Reis
Defesa Civil alerta para ventos fortes e ressaca com ondas de até 3 metros em todo o estado de SP nesta segunda (28)