Ação educativa será realizada nesta segunda-feira (4), com foco na conscientização sobre álcool, direção imprudente e traumas
Nesta segunda-feira (4 de agosto), o Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, em São José dos Campos, promove a 39ª edição do programa Party, sigla em inglês para Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth (Prevenção de Traumas Relacionados ao Uso de Álcool na Juventude). A atividade acontece das 13h às 17h, no auditório do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, e marca o início das aulas para os calouros do curso de Medicina da Faculdade Humanitas.
O programa já impactou mais de 2.300 jovens em São José e visa conscientizar sobre os riscos de atitudes imprudentes, especialmente relacionadas ao uso de álcool e acidentes de trânsito.
Público-alvo: estudantes do Ensino Médio e universitários
Além dos novos alunos da Humanitas, a edição também contempla estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio, promovendo uma reflexão sobre escolhas seguras, responsabilidade e prevenção de traumas.
Hospital Municipal é referência em trauma
O evento acontece num momento especial para o hospital, que em junho recebeu certificação com selo diamante para o seu serviço de trauma — o nível mais alto concedido pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), em parceria com a SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado).
Um dos pilares dessa conquista foi a criação da sala de trauma em 2019, espaço que centraliza o atendimento de pacientes graves, com cirurgião e equipe de enfermagem especializados 24 horas por dia.
📊 O pronto-socorro do hospital atende, em média, 550 casos de trauma por mês, como:
-
Acidentes de trânsito
-
Atropelamentos
-
Ferimentos por arma de fogo
-
Fraturas em idosos
-
Traumatismos cranianos
Como funciona o programa Party
O Party foi criado em 1986 no Canadá e chegou ao Brasil com apoio da SBAIT. Em São José dos Campos, está presente desde 2017 e conta com apoio do:
-
Hospital Municipal
-
Centro de Reabilitação Lucy Montoro
-
SAMU
-
Corpo de Bombeiros
-
Polícia Rodoviária Federal e Estadual
-
Secretarias Municipais de Saúde e Mobilidade Urbana
A programação inclui:
-
Palestras com profissionais de saúde e segurança pública
-
Exibição de vídeos educativos
-
Relatos emocionantes de ex-pacientes com sequelas de traumas
-
Visitas à sala de trauma do Hospital Municipal
-
Tour pelo Centro Lucy Montoro e seus processos de reabilitação
Prevenir é salvar vidas
O principal objetivo do programa é reduzir a incidência de traumas evitáveis entre adolescentes e jovens adultos, especialmente os provocados por imprudência ao volante e consumo de álcool.
🧠 Ao estimular escolhas conscientes e atitudes responsáveis, o programa Party se consolida como uma ferramenta essencial de educação preventiva e cidadania em São José dos Campos.
Fonte: PMSJC

MATERIAS RELACIONADAS
Represa Jaguari/Jacareí atinge menor nível dos últimos 9 anos devido à seca
Reconhecimento facial do CSI auxilia na prisão de procurado em São José dos Campos
Paraibuna realiza a 1ª Copa Paraibuna de Jiu-Jitsu para categorias Mirim a Juvenil