Hospital Municipal de São José dos Campos abre 53 vagas para Residência Médica em 2026

hospital-municipal-de-sao-jose-dos-campos-abre-53-vagas-para-residencia-medica-em-2026

Foto: Reprodução PMSJC

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, em São José dos Campos, anunciou a abertura de 53 vagas para o programa de Residência Médica 2026. A unidade, administrada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), participa pela primeira vez do processo de Seleção Pública de Residência Médica pelo SUS-SP.

As inscrições começam em 16 de outubro e seguem até 4 de novembro de 2025, exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). A taxa de inscrição é de R$ 120, com possibilidade de isenção ou redução nos dias 16 e 17 de outubro.

53 vagas distribuídas em diversas especialidades

O Hospital Municipal oferecerá 37 vagas em programas de acesso direto e pré-requisito.
Nos programas de acesso direto, o médico pode ingressar logo após a graduação, sem necessidade de experiência anterior. As vagas são para:

  • Anestesiologia (6 vagas)

  • Cirurgia Geral (5)

  • Clínica Médica (2)

  • Ginecologia e Obstetrícia (4)

  • Medicina Intensiva Adulto (3)

  • Neurologia (3)

  • Ortopedia e Traumatologia (3)

  • Pediatria (4)

Já as vagas com pré-requisito são destinadas a:

  • Urologia (1 vaga, pré-requisito em Cirurgia Geral)

  • Medicina Intensiva Pediátrica (1 vaga, pré-requisito em Pediatria)

  • Neonatologia (2 vagas, pré-requisito em Pediatria)

Os programas têm duração de 2 a 5 anos, dependendo da especialidade escolhida.

Parceria com a Universidade Anhembi Morumbi

Outras 16 vagas serão oferecidas pelo programa de residência da Universidade Anhembi Morumbi, todas em especialidades de acesso direto. São 6 vagas para Clínica Médica, 4 para Ginecologia e Obstetrícia e 6 para Pediatria, com atividades práticas realizadas nas dependências do Hospital Municipal.

De acordo com o médico Afonso Guedes Machado, coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do hospital, esta é a primeira vez que o HM participa do processo unificado do SUS-SP. Anteriormente, o hospital realizava sua seleção de forma independente. “Agora, com o processo unificado, nossas vagas são ofertadas junto às de outras instituições de ensino e saúde”, destacou.

Seleção e requisitos

O processo seletivo será aplicado pela Fundação Vunesp e é voltado a médicos formados ou em fase de conclusão do curso. Serão oferecidas 1.431 vagas em todo o Estado de São Paulo, em instituições credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e pelo Ministério da Educação (MEC).

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, está marcada para 14 de dezembro de 2025. O resultado preliminar será divulgado em 20 de janeiro de 2026, e as matrículas dos aprovados ocorrerão de 23 a 27 de fevereiro de 2026.

Para participar, o candidato deve ter diploma ou declaração de conclusão de curso de Medicina reconhecido pelo MEC (ou colar grau até fevereiro de 2026), inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM), estar quite com as obrigações eleitorais e militares e cumprir os pré-requisitos específicos de cada programa.

Atualmente, o Hospital Municipal conta com 115 médicos residentes, sendo 77 do próprio programa do HM, 35 da Universidade Anhembi Morumbi e 3 do Hospital Policlin.

A Residência Médica é considerada o padrão ouro de especialização, unindo prática supervisionada e aperfeiçoamento técnico-teórico em ambiente hospitalar.

Fonte: PMSJC


Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

Sobre o autor