Hospital Municipal de São José aprimora atendimento a bebês com “língua presa”

hospital-municipal-de-sao-jose-aprimora-atendimento-a-bebes-com-lingua-presa

Foto: Reprodução / PMSJC

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, em São José dos Campos, implementou uma parceria entre as equipes de Fonoaudiologia e Odontologia Hospitalar para melhorar o atendimento a recém-nascidos com alteração no freio lingual, condição popularmente conhecida como “língua presa”.

O teste da linguinha, realizado nos bebês antes da alta hospitalar, é obrigatório por lei federal desde 2014 e tem como objetivo identificar precocemente a anquiloglossia, garantindo que o bebê consiga amamentar corretamente e desenvolva de forma adequada a mastigação, deglutição, fala e respiração.

Entre janeiro e setembro de 2025, 3.328 bebês estiveram no alojamento conjunto do hospital. Destes, 258 (7%) apresentaram suspeita de alteração no freio lingual e 132 (4%) receberam indicação para frenotomia, percentual dentro dos limites recomendados pela literatura científica brasileira. Os demais casos receberam acompanhamento pelo programa Odonto Bebê, nas unidades básicas de saúde do município.

Procedimento simples e humanizado

Com a nova parceria, a frenotomia passou a ser realizada na maternidade pelas cirurgiãs-dentistas Márcia Ramires e Rafaela Oliveira, da equipe de Odontologia Hospitalar. O procedimento é rápido, feito no próprio ambiente da maternidade e com acompanhamento dos pais.

O uso de laser após o corte do freio melhora a analgesia, reduz o desconforto do bebê e acelera a cicatrização. Além disso, o laser é aplicado nos mamilos das mães, proporcionando mais conforto e ajudando na recuperação de fissuras mamilares causadas pela amamentação do bebê com linguinha presa.

Segundo a fonoaudióloga Carolina Arantes, o diagnóstico precoce é fundamental: “Quanto maior for a criança, mais difícil é o procedimento. O frênulo lingual alterado pode impactar na amamentação, alimentação, fala e até na respiração e no sono. Por isso, a avaliação é feita ainda nas primeiras 48 horas de vida”.

Melhora imediata na amamentação

O Hospital Municipal reforça a assistência humanizada oferecida aos recém-nascidos e suas famílias. Muitos pais relatam melhora imediata na amamentação após o procedimento. Um exemplo é a pequena Alice, que realizou a frenotomia com apenas 24 horas de vida. A mãe, Limei Hu, moradora de São José dos Campos, destacou a melhora rápida da bebê: “Logo depois do procedimento, ela já mamava melhor. A equipe foi muito acolhedora, mesmo com a barreira de comunicação”.

Fonte: PMSJC


Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

Sobre o autor