Hospital de São José dos Campos faz apelo por novas doadoras de leite materno

hospital-de-sao-jose-dos-campos-faz-apelo-por-novas-doadoras-de-leite-materno

Foto: Reprodução / PMSJC

Queda de 50% no número de doadoras acende alerta; mais de 100 bebês dependem das doações

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, em São José dos Campos, está em campanha para atrair novas doadoras de leite materno. Com uma queda de 50% no número de doadoras, o estoque do Banco de Leite Humano, único da cidade, está em situação crítica e pode comprometer o atendimento de mais de 100 bebês internados em UTIs neonatais públicas e privadas.

A média de produção mensal é de cerca de 90 litros, mas a oscilação no número de doadoras em períodos como férias escolares e festas de fim de ano impacta diretamente o abastecimento. Atualmente, o banco conta com 75 doadoras, 20 a menos do que no mês anterior.

“Neste momento houve uma queda de 50% no número de doadoras e isso acende um sinal de alerta”, explica Helen Faria, enfermeira responsável técnica do serviço.

Como doar?

Para se tornar uma doadora, basta entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone (12) 3901-3507. O processo começa com um cadastro e orientações iniciais. Em seguida, uma equipe visita a casa da candidata, coleta exames laboratoriais e, se tudo estiver dentro dos padrões, inicia-se a doação.

A coleta é feita diretamente na residência da mãe, que recebe um kit com potes esterilizados, toucas e máscaras, além das instruções para garantir a higiene e a segurança do leite. O banco retorna semanalmente para recolher o material.

Leite que salva vidas

O leite materno doado passa por processos rigorosos de seleção, classificação, processamento e controle de qualidade, antes de ser destinado aos recém-nascidos, especialmente os prematuros, que dependem desse alimento para garantir o desenvolvimento saudável e a imunidade.

Para doar, é necessário estar amamentando, ter leite excedente e passar por exames de saúde. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Ambulatório da Mulher, anexo ao Hospital Municipal, localizado na Rua Saigiro Nakamura, 800 – Vila Industrial.

Fonte: PMSJC

Sobre o autor