A Guarda Civil Municipal (GCM) de Taubaté deteve um homem suspeito de iniciar um foco de queimada às margens da estrada municipal do Itapecerica. As chamas foram rapidamente controladas pela Defesa Civil, evitando que o fogo se espalhasse e causasse acidentes devido à fumaça na via.
O caso ocorreu após uma denúncia recebida no domingo (17), quando equipes da GCM e da Defesa Civil se deslocaram até a área de vegetação seca em chamas. Durante a ação, um homem foi detido sob suspeita de ser o responsável pelo início do fogo.
Encaminhado à Delegacia, o suspeito admitiu ter acendido um fósforo para uso de drogas e descartado na vegetação, sem a intenção de provocar incêndio, mas resultando no foco de queimada. O caso foi registrado como incêndio culposo, e ele responderá judicialmente.
A Defesa Civil alerta que, durante períodos de estiagem, queimadas representam graves riscos à saúde, prejudicam a qualidade do ar, destroem áreas verdes e ameaçam a fauna local. Além disso, a prática configura crime ambiental.
Em caso de emergência ou suspeita de queimadas, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
Fonte: PMT
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região. 📰
Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!
MATERIAS RELACIONADAS
Ação conjunta da Polícia Municipal de São Sebastião e GCM de Caraguatatuba resulta em apreensão de menor por tráfico de drogas
8º Festival FELINO leva teatro gratuito ao Teatro Municipal de São Sebastião
Futebol feminino de Taubaté abre inscrições gratuitas para seletiva das categorias de base