A Guarda Civil Municipal de São José dos Campos recuperou, nesta quarta-feira (26), quatro mudas de palmeiras da espécie carpentária que haviam sido furtadas do Parque da Cidade. As plantas, com aproximadamente dois metros de altura, estavam armazenadas em um pátio destinado a receber mudas provenientes de compensações ambientais.
A ação foi conduzida pelo grupamento de bicicletas (Gbike). Por volta das 7h30, durante patrulhamento na região da Vila Maria, no centro, os guardas abordaram um homem que caminhava pelas ruas carregando duas das mudas. Inicialmente, ele afirmou que havia recebido as plantas como doação após prestar um serviço em uma chácara na região norte e que pretendia vendê-las em uma feira.
Imagens do CSI ajudam na identificação
Como a abordagem ocorreu perto do parque e a equipe havia sido informada do desaparecimento das mudas, a GCM acionou os responsáveis pela segurança do local. Após análise das características das plantas apreendidas — como tamanho, embalagens e presença de fungos específicos — foi confirmado que eram semelhantes às cultivadas no Parque da Cidade.
Com apoio do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), as câmeras do entorno foram verificadas. Às 7h22, imagens do Viaduto Marcílio Fiori registraram o homem abordado e outro indivíduo carregando duas mudas em direção oposta ao parque. Minutos depois, às 7h23, outra câmera os flagrou circulando pela Rua São Pedro, também na Vila Maria.
Diante das evidências, o homem abordado foi detido e encaminhado à CPJ (Central de Polícia Judiciária), onde permaneceu à disposição da Justiça.
Combate à receptação
Durante o reforço no patrulhamento da Vila Maria, guardas localizaram outras duas mudas idênticas em frente a uma residência. O morador afirmou ter comprado cada uma por R$ 20, mas não soube informar a origem. Ele também foi conduzido à CPJ, assinou termo de responsabilidade e foi liberado. As quatro mudas recuperadas foram devolvidas ao Parque da Cidade.
São José Unida
A atuação integrada entre GCM e CSI reforça os resultados do programa São José Unida, coordenado pela Prefeitura e que reúne diferentes forças de segurança para reduzir índices criminais no município. O CSI, considerado o núcleo tecnológico do programa, opera 24 horas por dia e conta atualmente com 1.186 câmeras inteligentes distribuídas pela cidade.
Fonte: PMSJC
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

MATERIAS RELACIONADAS
Aparecida terá interdições temporárias em passagem de nível para obras de manutenção na próxima semana
Caraguatatuba conquista 10 medalhas no Pan-Americano Open de Karatê em Natal
Ônibus elétricos agradam passageiros no primeiro mês em São José dos Campos