A greve dos coletores de lixo, que teve início na segunda-feira (2) devido ao atraso no pagamento de benefícios, chegou ao fim no final da tarde desta terça-feira (3). O serviço de coleta foi retomado, segundo informações do Sindicato dos Condutores, que representa a categoria.
Motivo da Paralisação
A paralisação começou após o não pagamento do 13º salário e de outros benefícios, como o convênio médico e os tickets de alimentação. A expectativa era que o pagamento fosse realizado até sábado (30), conforme previsto em lei, mas isso não aconteceu.
Na segunda-feira, a prefeitura informou que havia feito o repasse necessário, mas parte dos trabalhadores não recebeu o pagamento no mesmo dia, prolongando a greve até terça-feira.
“Ficamos aguardando até sábado, meia-noite, o pagamento do 13º e também não caiu. Hoje [segunda-feira], esperávamos pelo ticket e ele também não foi pago”, explicou Leandro Aparecido dos Santos, diretor do sindicato.
Retorno da Coleta
Com os pagamentos regularizados, o serviço foi retomado. De acordo com a prefeitura, dois caminhões atuarão na área central, enquanto a coleta nos demais bairros seguirá o cronograma habitual.
A greve impactou mais de 40 bairros, incluindo Cidade Salvador e Jardim Califórnia, onde o lixo ficou acumulado nas ruas.
Reflexos da Paralisação
Durante os dois dias de paralisação, cerca de mil funcionários, entre motoristas, coletores e varredores, suspenderam suas atividades. A assembleia que definiu a greve foi realizada em frente à empresa Ambiental, responsável pela coleta na cidade.
Com o fim da greve, a cidade começa a retomar a normalidade no serviço de limpeza e coleta, buscando reduzir os impactos causados pela paralisação.
Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao

MATERIAS RELACIONADAS
Caçapava reforça importância da colaboração da população na limpeza pública
Taubaté recebe Mostra de Cinema Independente com exibições gratuitas até 13 de novembro
São José dos Campos registra queda histórica da criminalidade com integração das forças de segurança