Governo de SP mobiliza nove aeronaves para combater incêndios em diversas regiões

governo-de-sp-mobiliza-nove-aeronaves-para-combater-incendios-em-diversas-regioes

Foto: helicópteros Águia da Polícia Militar

Governo de SP mobiliza nove aeronaves para combate a incêndios

O Governo de São Paulo realizou na última sexta-feira (12/09) uma operação aérea com sete helicópteros e dois aviões para combater focos de incêndio em diversas cidades do estado, incluindo Cruzeiro, Piracicaba, Cajuru e Caçapava.

Entre as aeronaves de asa rotativa, cinco helicópteros Águia da Polícia Militar atuaram em Cruzeiro, Bofete, Piracicaba, Socorro e Alto Alegre. Além deles, um helicóptero da Fundação Florestal atuou em Cruzeiro, e uma aeronave particular foi utilizada em Cajamar. Os dois aviões participantes da operação incluíram uma aeronave particular em Caçapava e outro contratado pela SEMIL em Cajuru.

Toda a ação foi acompanhada de forma permanente pela Operação São Paulo Sem Fogo e pela Sala SP Sem Fogo, criada em junho deste ano para enfrentar a fase vermelha da estiagem. A Operação reúne profissionais da Defesa Civil do Estado, das secretarias da Segurança Pública (SSP), Agricultura e Abastecimento (SAA), e Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL).

Segundo o Coronel Henguel Ricardo Pereira, Coordenador Estadual da Defesa Civil, “nessa semana enfrentamos o pior período da estiagem deste ano. Tivemos os dias mais secos e quentes, o que aumentou o número de incêndios. Acionamos imediatamente o reforço aéreo para dar suporte no combate, com objetivo de não permitir que os focos se alastrem e saiam do controle. Mantivemos apoio permanente até a extinção dos incêndios”.


💡 Como receber alertas da Defesa Civil

A Defesa Civil de São Paulo envia mensagens de alerta sobre riscos de desastres naturais via SMS ou WhatsApp. O cadastro é gratuito:

  • SMS: envie o CEP da sua região para 40199

  • WhatsApp: inicie interação com o número (61) 2034-4611


⚠️ Sobre a Operação SP Sem Fogo

A Operação SP Sem Fogo é uma parceria entre Semil, Segurança Pública e Defesa Civil do Estado, com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, SAA, Cetesb, DER e Fundação Florestal.

O programa realiza ações contínuas ao longo do ano, divididas em fases verde, amarela e vermelha, conforme as necessidades de cada período, visando prevenir e combater incêndios florestais de forma rápida e eficiente.

Fonte: Agência SP

Foto: helicópteros Águia da Polícia Militar


👉 Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

Sobre o autor