Governo de SP mobiliza nove aeronaves para combate a incêndios
O Governo de São Paulo realizou na última sexta-feira (12/09) uma operação aérea com sete helicópteros e dois aviões para combater focos de incêndio em diversas cidades do estado, incluindo Cruzeiro, Piracicaba, Cajuru e Caçapava.
Entre as aeronaves de asa rotativa, cinco helicópteros Águia da Polícia Militar atuaram em Cruzeiro, Bofete, Piracicaba, Socorro e Alto Alegre. Além deles, um helicóptero da Fundação Florestal atuou em Cruzeiro, e uma aeronave particular foi utilizada em Cajamar. Os dois aviões participantes da operação incluíram uma aeronave particular em Caçapava e outro contratado pela SEMIL em Cajuru.
Toda a ação foi acompanhada de forma permanente pela Operação São Paulo Sem Fogo e pela Sala SP Sem Fogo, criada em junho deste ano para enfrentar a fase vermelha da estiagem. A Operação reúne profissionais da Defesa Civil do Estado, das secretarias da Segurança Pública (SSP), Agricultura e Abastecimento (SAA), e Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL).
Segundo o Coronel Henguel Ricardo Pereira, Coordenador Estadual da Defesa Civil, “nessa semana enfrentamos o pior período da estiagem deste ano. Tivemos os dias mais secos e quentes, o que aumentou o número de incêndios. Acionamos imediatamente o reforço aéreo para dar suporte no combate, com objetivo de não permitir que os focos se alastrem e saiam do controle. Mantivemos apoio permanente até a extinção dos incêndios”.
💡 Como receber alertas da Defesa Civil
A Defesa Civil de São Paulo envia mensagens de alerta sobre riscos de desastres naturais via SMS ou WhatsApp. O cadastro é gratuito:
-
SMS: envie o CEP da sua região para 40199
-
WhatsApp: inicie interação com o número (61) 2034-4611
⚠️ Sobre a Operação SP Sem Fogo
A Operação SP Sem Fogo é uma parceria entre Semil, Segurança Pública e Defesa Civil do Estado, com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, SAA, Cetesb, DER e Fundação Florestal.
O programa realiza ações contínuas ao longo do ano, divididas em fases verde, amarela e vermelha, conforme as necessidades de cada período, visando prevenir e combater incêndios florestais de forma rápida e eficiente.
Fonte: Agência SP
Foto: helicópteros Águia da Polícia Militar
👉 Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!
MATERIAS RELACIONADAS
Cruzeiro: combate a incêndio em área de preservação entra no 5º dia neste sábado (13)
Conexão Juventude agita região norte de São José dos Campos neste domingo
Guarda Civil de Caraguatatuba prende homem em flagrante por tráfico de drogas