Georreferenciamento cadastra mais de 1.500 bocas de lobo em São José dos Campos

georreferenciamento-cadastra-mais-de-1-500-bocas-de-lobo-em-sao-jose-dos-campos

Foto: Adenir Britto/CMSJC

Desde o início do uso do georreferenciamento para monitorar a limpeza de bocas de lobo, a Prefeitura de São José dos Campos já cadastrou mais de 1.500 equipamentos de drenagem de águas pluviais nas regiões leste, centro e sul da cidade.

Trabalho preventivo e cronograma de manutenção

O serviço, iniciado neste ano, é contínuo e detalhado. As equipes realizam a limpeza das bocas de lobo, registram as ações executadas e medem a necessidade de retorno ao local. Com isso, é criado um cronograma preventivo, que ajuda a evitar entupimentos e possíveis alagamentos nas vias.

As bocas de lobo coletam e direcionam as águas das chuvas para o sistema de drenagem, funcionando como entradas para as galerias subterrâneas e protegendo a população e a infraestrutura urbana de transtornos e danos.

Ampliação e inspeção com tecnologia robótica

Além da limpeza, a Prefeitura realiza a ampliação de bocas de lobo em bairros estratégicos, aumentando a vazão e prevenindo alagamentos em pontos críticos durante períodos de chuva.

Outra iniciativa importante é a utilização de robôs motorizados equipados com câmeras, que inspecionam as tubulações de água pluvial em tempo real. O objetivo é identificar obstruções ou danos de forma rápida e eficiente, garantindo a manutenção preventiva da cidade.

Responsabilidade da população

A Prefeitura reforça que os moradores também podem colaborar, evitando jogar entulhos nas bocas de lobo. Caso seja identificado algum ponto entupido ou danificado, a população deve acionar a Central 156 para solicitar limpeza e manutenção.

Fonte: PMSJC

Foto: Adenir Britto/CMSJC


Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

Sobre o autor