A Boeing anunciou que vai demitir 17 mil funcionários em todo o mundo, o que representa 10% da força de trabalho da companhia. Em São José dos Campos, a empresa conta com cerca de 660 empregados.
Nos Estados Unidos, os 33 mil funcionários estão em greve há mais de um mês, e a Boeing anunciou que vai atrasar a entrega das aeronaves 777X em um ano, com perdas que podem chegar a US$ 5 bilhões no terceiro trimestre.
O impasse a respeito dos salários trava as negociações com os trabalhadores. A Boeing enfrenta uma crise de confiabilidade na qualidade de seus aviões e naves espaciais. No início de 2024, a explosão do painel de uma porta durante um voo de um novo jato Max da Alaska Airlines desencadeou uma nova crise. A missão da nave espacial Starliner, que foi ao espaço e voltou à Terra sem dois astronautas levados para a Estação Espacial Internacional, também levantou questões sobre os negócios da Boeing.
Os funcionários foram comunicados sobre a crise da empresa por e-mail, mas em São José dos Campos não há indicativos de como ficará a situação dos empregados. No site da empresa no Brasil, atualmente não há vagas de emprego disponíveis para a cidade do Vale do Paraíba.
A CEO Kelly Ortberg afirmou em mensagem aos funcionários que a redução significativa é necessária “para nos alinharmos à nossa realidade financeira”, após uma greve de milhares de trabalhadores que interrompeu a produção dos jatos 737 MAX, 767 e 777. O projeto 777X, que deveria ter sido concretizado em 2010, enfrenta mais um atraso.
A Boeing “deve redefinir nossos níveis de força de trabalho para alinhá-los com nossa realidade financeira”, disse Ortberg à equipe da empresa. “Nos próximos meses, estamos planejando reduzir o tamanho de nossa força de trabalho total em cerca de 10%”, acrescentou, destacando que essas reduções incluirão executivos, gerentes e funcionários.
Fonte: www.vale360news.com.br
MATERIAS RELACIONADAS
Aproximadamente 133 mil moradores do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira serão beneficiados pelo programa Tarifa Social Paulista
Porto de São Sebastião inicia dragagem de manutenção para garantir segurança nas operações
Cerco de Jericó 2025 em Taubaté começa neste domingo com expectativa de 40 mil fiéis