A Força Aérea Brasileira (FAB) assinou contrato com a Embraer para adquirir a segunda unidade do Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II). O equipamento, que pode ser instalado em qualquer aeronave KC-390 da frota, tem capacidade de lançar cerca de 12 mil litros de água em apenas sete segundos por voo.
Expansão da Capacidade de Combate a Incêndios
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno, destacou a eficiência do sistema:
“O MAFFS II demonstrou alta capacidade de resposta, com mais de um milhão de litros de água lançados em 2024 e mais de 100 voos realizados. Essa aquisição amplia nossa capacidade para atender à crescente demanda por operações dessa natureza.”
O presidente da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior, também comentou:
“O KC-390 tem mostrado sua versatilidade em missões críticas no Brasil, como o combate a incêndios no Pantanal, na Amazônia e em São Paulo. Essa nova unidade do MAFFS II dobrará a capacidade da FAB nessas operações.”
Destaques do KC-390 Millennium
Desde sua entrada em serviço, o KC-390 tem demonstrado altos índices de disponibilidade operacional (93%) e taxas de conclusão de missão (99%). Além do Brasil, a aeronave foi adquirida por Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, República Tcheca, Coreia do Sul, e recentemente selecionada pela Suécia e Eslováquia para renovação de frota.
Com a nova aquisição, a FAB reforça sua capacidade de resposta em emergências e destaca a importância do KC-390 como uma plataforma multimissão essencial para o País.
Fonte: EMBRAER

MATERIAS RELACIONADAS
Trabalhadores da Sonaca entram em greve por reajuste salarial em São José dos Campos
São Sebastião garante berço público no Porto após articulação do prefeito Reinaldinho
Metalúrgicos da TI Automotive entram em greve em São José dos Campos por incertezas sobre o futuro da fábrica