Fiscalização em bares e adegas de Caraguatatuba resulta em orientações, notificações e fechamento de estabelecimento

fiscalizacao-em-bares-e-adegas-de-caraguatatuba-resulta-em-orientacoes-notificacoes-e-fechamento-de-estabelecimento

Foto: Reprodução / PMC

Uma operação conjunta de fiscalização em bares e adegas de Caraguatatuba foi realizada na noite da última quinta-feira (2), com o objetivo de verificar irregularidades e coibir a comercialização de bebidas adulteradas. A ação contou com a participação da Vigilância Sanitária Municipal, da Secretaria de Urbanismo, da Polícia Militar e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Durante a operação, sete estabelecimentos foram vistoriados. Dois receberam orientações sobre o horário de fechamento, um foi notificado por não apresentar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e outro foi interditado por questões de higiene.

Segurança sanitária

As fiscalizações visam garantir o funcionamento regular dos estabelecimentos e a segurança dos consumidores. Entre as medidas aplicadas, podem estar a inutilização ou apreensão de produtos e até a interdição de locais em situação irregular.

O secretário de Saúde de Caraguatatuba, Raphael Ghetti, reforçou a importância de evitar o consumo de bebidas de origem duvidosa, lembrando que a presença de metanol, substância altamente tóxica, pode provocar graves riscos à saúde.

“A orientação é adquirir bebidas apenas em estabelecimentos licenciados pela Vigilância Sanitária e sempre verificar rótulos e embalagens com atenção”, destacou.

Sintomas de intoxicação

Em caso de ingestão de bebidas adulteradas, os sintomas podem incluir:

  • diminuição do nível de consciência;

  • falta de coordenação motora;

  • vômitos;

  • dor abdominal;

  • visão turva.

Diante desses sinais, a recomendação é procurar atendimento médico imediato.

Fonte: PMC


Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

Sobre o autor