Com apenas 12,4% da cobertura original preservada, a Mata Atlântica continua sendo o bioma mais ameaçado do Brasil. A necessidade de fortalecer a fiscalização em áreas costeiras tem mobilizado iniciativas estratégicas no Litoral Norte Paulista. Uma delas foi o treinamento promovido pela Polícia Ambiental do Litoral Norte e o CEEPAM (Centro Educacional e Ecológico de Preservação Ambiental), realizado nos dias 22 e 23 de maio, com foco na identificação e classificação da vegetação costeira da Mata Atlântica.
A capacitação reuniu agentes de fiscalização ambiental em uma programação teórica e prática, com atividades de campo nas regiões das praias de Tabatinga e Mococa, áreas classificadas como de importância extrema para a preservação da avifauna, segundo o Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar.
Segundo o engenheiro agrônomo Eduardo Leduc, conselheiro do Consema, o conteúdo foi desenvolvido a partir das demandas da própria Polícia Ambiental. A instrução técnica foi conduzida pelo biólogo Patrick Pina, que apresentou métodos para identificar espécies vegetais indicadoras e determinar o estágio sucessional da vegetação — critérios essenciais para a aplicação das leis ambientais.
“Um laudo preciso é fundamental para garantir a legalidade das autuações e combater a degradação ambiental com maior eficácia”, destacou o Capitão PM Carlos Magno, da Polícia Militar Ambiental.
A chefe de divisão da Diretoria de Proteção e Fiscalização Ambiental do Estado, Gabriele Cerqueira Sant’ Anna, ressaltou a importância de ações colaborativas:
“Capacitações como essa demonstram como a união entre os órgãos de fiscalização e a sociedade civil pode aumentar a efetividade da proteção ambiental.”
Com a degradação acentuada causada pela expansão urbana desordenada no Litoral Norte, a expectativa é que treinamentos como esse se tornem mais frequentes, contribuindo para a formação contínua dos agentes e para o reforço da preservação da Mata Atlântica e seus ecossistemas costeiros, como mangues, restingas e florestas de encosta.
Fonte: tamoiosnews.com.br/
Foto: Polícia Militar Ambiental

MATERIAS RELACIONADAS
Embaixador dos Emirados Árabes deve visitar Campos do Jordão para discutir investimentos
Taubaté tem quatro projetos finalistas do Prêmio Amvale de Gestão Responsável 2025
São José perde para Praia Clube e segue sem vencer na Superliga Masculina 2025/26