Ilhabela está pronta para um movimentado final de semana com a chegada de três grandes cruzeiros entre sábado (7) e domingo (8). A expectativa é receber mais de 10 mil passageiros, reforçando a força da temporada 2024/2025 e impulsionando o comércio local.
O MSC Orchestra atracará no sábado, das 8h às 19h, com 3.300 passageiros a bordo, em sua maioria brasileiros, mas também de diversas nacionalidades. O navio tem mais cinco escalas previstas nesta temporada.
No domingo, dois cruzeiros aportam na ilha, intensificando ainda mais o movimento. O MSC Poesia trará 3.300 passageiros argentinos, marcando o início das visitas de cruzeiros internacionais. Já o Costa Pacífica, com capacidade para 3.800 pessoas, fará sua terceira escala na cidade, trazendo um público diversificado de turistas brasileiros e estrangeiros.
Atrações e impacto local
Os visitantes terão à disposição diversas atrações, como praias (Curral, Saco da Capela, Jabaquara), cachoeiras (Três Tombos, Toca, Veloso) e roteiros culturais (Centro Histórico, Fazenda Engenho D’água, Museu Náutico).
A temporada 2024/2025 ainda prevê mais de 60 escalas de cruzeiros, e cerca de 70% dos passageiros costumam desembarcar, movimentando bares, restaurantes, quiosques e promovendo o turismo local.
Segundo o prefeito Toninho Colucci, Ilhabela está preparada para receber os visitantes:
“Esta promete ser a maior temporada de cruzeiros marítimos dos últimos anos. Estamos prontos para receber os turistas desse importante segmento, essencial para nossa economia.”
Impacto econômico
Um estudo da CLIA Brasil e da FGV aponta que cada visitante gasta, em média, R$ 668,91, reforçando o impacto positivo para a economia local.
Com infraestrutura e atrações únicas, Ilhabela se consolida como um dos principais destinos de cruzeiros no Brasil, atraindo turistas do mundo todo.
Fonte: PMIB
MATERIAS RELACIONADAS
Tremembé lança concurso para escolher identidade visual da Estância Turística com tema sobre o arroz irrigado
Roseira se torna sede da Região Turística da Fé com inauguração de novo escritório regional
Mais de 240 kg de lixo são retirados de manguezais durante mutirões em São Sebastião