A 4ª edição do Festival Elos da Língua estreou com grande participação do público em São Francisco Xavier, reunindo moradores, visitantes e artistas em uma celebração da cultura e da literatura sob o tema “Toda Palavra Lavra”.
Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, mais de dez atividades gratuitas aconteceram espalhadas pela praça central, bairros rurais e espaços culturais do distrito, promovendo uma intensa troca entre arte, natureza e comunidade.
A abertura foi marcada por uma homenagem ao poeta local Jorge Serão, o Seu Jorginho, e pelo show do grupo Negruzz, que animou o público na Praça Cônego Antônio Manzi. No sábado, a programação foi dedicada às crianças com contação de histórias e oficinas no bairro Lavras, seguida por lançamentos de livros, oficinas de poesia e espetáculos teatrais. À noite, intervenções poéticas e o show “Milton”, com Mônica Salmaso e André Mehmari, encantaram os presentes.
No domingo, o público participou de bate-papos, exibição de filme, rodas de viola e debates que exploraram a relação entre música, literatura e imagem.
O festival segue até 8 de junho com atrações imperdíveis, como encontros com o escritor Jeferson Tenório, autoras indígenas Trudruá Dorrico e Auritha Tabajara, caminhada literária, shows e o encerramento com o tradicional Bloco da Pedra Vermelha.
A programação completa está disponível no site oficial do festival: www.elosdalingua.com.br.
O Elos da Língua é realizado pela Associação Amigos da Biblioteca, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, contando com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e Ministério da Cultura.
Fonte: PMSJC
Imagens: Danilo Ferrara

MATERIAS RELACIONADAS
Embaixador dos Emirados Árabes deve visitar Campos do Jordão para discutir investimentos
Taubaté tem quatro projetos finalistas do Prêmio Amvale de Gestão Responsável 2025
São José perde para Praia Clube e segue sem vencer na Superliga Masculina 2025/26