Evento será realizado de 5 de julho a 3 de agosto em oito palcos, incluindo locais em Campos do Jordão e na capital paulista
O tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à sua 55ª edição em 2025 com uma programação repleta de atrações gratuitas. Realizado de 5 de julho a 3 de agosto, o evento contará com mais de 75 concertos, reunindo grandes nomes da música clássica em apresentações distribuídas entre quatro espaços na charmosa estância da Serra da Mantiqueira e outros quatro na capital paulista.
Criado em 1970, o Festival é considerado o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina. A edição deste ano é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com a Fundação Osesp e apoio do Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Programação em Campos do Jordão
Na cidade serrana, os concertos acontecerão no Auditório Claudio Santoro (sextas a domingos), no Parque Capivari (aos fins de semana e no feriado de 9 de julho), na Capela São Pedro Apóstolo, no Palácio Boa Vista (também aos fins de semana e em 31 de julho), e no Espaço Cultural Dr. Além, que volta a integrar a programação após seis anos, com apresentações durante a semana.
Destaques da edição 2025
Entre as atrações estão a Osesp com o maestro Marc Albrecht na abertura, o Coro da Osesp com o regente Kaique Stumpf, e orquestras de outros estados como a Filarmônica de Goiás, a Sinfônica de Pernambuco, a Sinfônica do Paraná e a Filarmônica Catarinense. A programação inclui ainda grupos como a Orquestra Jovem do Estado, Sinfônica de Santos, Orquestra da USP, Experimental de Repertório e Sinfônica de Campinas.
O festival também trará o Quarteto Ulysses (EUA) com repertório internacional e grupos de câmara nacionais como o Quinteto Villa-Lobos e o Quarteto Camargo Guarnieri.
Módulo pedagógico e formação de novos talentos
O evento oferecerá 141 bolsas para jovens músicos, que participarão de atividades pedagógicas com 82 professores do Brasil e do exterior. O programa inclui prática orquestral, música de câmara e música antiga. Três concertos serão transmitidos ao vivo no YouTube oficial do Festival, com datas a confirmar.
O Festival ainda premiará os bolsistas mais destacados com bolsas internacionais e nacionais, como o Prêmio Eleazar de Carvalho e o inédito Prêmio Anna Laura de Música Antiga (PALMA).
Serviço e ingressos
Todos os concertos têm entrada gratuita. Em locais como o Auditório Claudio Santoro e a Sala São Paulo, os ingressos poderão ser reservados online cinco dias antes de cada apresentação. Já em espaços como o Parque Capivari, a entrada será livre. Seis apresentações terão recursos de acessibilidade como audiodescrição e Libras, mediante agendamento prévio.
A programação completa pode ser consultada no site oficial: festivalcamposdojordao.org.br
Fonte: Agência SP
Foto: Divulgação / Agência SP
MATERIAS RELACIONADAS
Caraguatatuba anuncia novo aeródromo e integração logística com Porto de São Sebastião
Hospital Municipal de São José recebe certificado nacional de qualidade em UTIs
São Sebastião garante berço público no Porto após articulação do prefeito Reinaldinho