Evento acontece de 10 a 13 de julho com shows, quadrilha, comida típica e valorização da cultura local
A tradicional Festa da Mandioca chega à sua 24ª edição no bairro Sertão do Ubatumirim, em Ubatuba, entre os dias 10 e 13 de julho, com o lema “A festa do povo que tem raiz!”. Mais do que um evento gastronômico, a celebração é um verdadeiro encontro de identidade cultural, música regional e saberes caiçaras, mantendo vivas as tradições da comunidade.
A festa é organizada pela Associação dos Bananicultores do Ubatumirim, com apoio da Prefeitura de Ubatuba e da Fundart (Fundação de Arte e Cultura), que investiu R$ 4.500 no credenciamento de atrações musicais.
Tradição construída com a força da comunidade
Criada há mais de duas décadas, a festa nasceu da mobilização das famílias da região para preservar o modo de vida rural e arrecadar fundos por meio da culinária local. Até hoje, os barraqueiros mantêm viva a tradição de preparar pratos típicos à base de mandioca, cultivada no próprio território e processada artesanalmente na casa de farinha, símbolo da resistência cultural caiçara.
“Ali, estaremos homenageando a nossa tradição”, comenta Lorraine Peres, uma das organizadoras. “No sábado, tem nosso almoço com comida tradicional — é o que temos de mais bonito por aqui.”
A abertura oficial será na quinta-feira (10/07), com solenidade simbólica. No sábado (12), a partir do meio-dia, acontece o tradicional almoço comunitário. No domingo (13), um dos destaques será a Quadrilha do Sertão, retomada por moradores da comunidade. Também estão previstos shows de prêmios no fim de semana.
A expectativa da organização é receber entre 2 mil e 4 mil visitantes ao longo dos dias de festa.
🎶 Programação musical da Festa da Mandioca 2025:
Sexta-feira (11/07)
-
21h: Nako e Rafael
-
23h: Nandu
Sábado (12/07)
-
19h: David Benner
-
21h: Gabi Phavanello
-
00h: Adriano e Juliano
Domingo (13/07)
-
21h: Michel Rodrigues
-
23h: David Benner
Um convite à cultura e à gastronomia regional
A Festa da Mandioca no Ubatumirim é um dos eventos mais simbólicos do calendário popular de Ubatuba, reunindo gastronomia afetiva, música de raiz, manifestações populares e turismo de base comunitária. Uma celebração que conecta visitantes e moradores em torno do que há de mais essencial: a raiz da nossa cultura.
Fonte: PMU
MATERIAS RELACIONADAS
Panamá adquire Super Tucano para reforçar vigilância e segurança aérea
Caçapava celebra a arte da dança com 3ª Mostra no final de semana da Independência
Karatê de Ilhabela brilha na Copa Caçapava Open com 13 medalhas conquistadas