A exposição temporária “Bandeiras, violas e figureiras: a natividade no Vale do Paraíba”, inaugurada no início deste mês, continua aberta para visitação no MAS (Museu de Arte Sacra de São Paulo) até o dia 12 de janeiro. A mostra, que pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 17h, apresenta um panorama das tradições natalinas do interior paulista e a ressonância dessas festividades no Vale do Paraíba.
A exposição, resultado de uma parceria inédita com o Museu do Folclore de São José dos Campos, faz parte do programa Conexão Museus do Sisem (Sistema Estadual de Museus). Entre os itens expostos estão 12 presépios (de diferentes tipos e autorias), 1 máscara e 1 traje de Marungo (palhaço), além de 12 fotos das Folias de Reis da região, de autoria do fotógrafo Paulo Amaral, de São José dos Campos.
Os presépios, datados de 1980 a 2010, foram confeccionados por figureiras e figureiros renomados da região, como Maria Cândida Santos, Eugênia da Silva, Maria Benedita Vieira (Mudinha), e outros artistas locais. A mostra destaca a riqueza e diversidade cultural das manifestações folclóricas e religiosas da região, com peças que refletem as tradições e a história do Vale do Paraíba.
O Museu do Folclore de São José dos Campos, que participa dessa colaboração, está instalado no Parque da Cidade e é gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), uma organização sem fins lucrativos. O MAS, por sua vez, é um importante centro cultural localizado na Av. Tiradentes, 676, em São Paulo, e sua programação oferece uma imersão na arte sacra brasileira.
Para mais informações sobre a exposição, acesse os sites do MAS e do Museu do Folclore de São José dos Campos.
Fonte: PMSJC
MATERIAS RELACIONADAS
Arapeí terá música ao vivo e shows gratuitos no feriado da Semana Santa
Parque Vicentina Aranha em São José dos Campos celebra 101 anos com show de Ivan Lins
Donavon Frankenreiter abre campeonato de surfe da WSL com show beneficente em São Sebastião