Estudantes do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira farão provas do Saresp 2025 entre novembro e dezembro

estudantes-do-vale-do-paraiba-litoral-norte-e-serra-da-mantiqueira-farao-provas-do-saresp-2025-entre-novembro-e-dezembro

Foto: Reprodução / Agência SP

Avaliação estadual será aplicada a alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede paulista, com novidades nos itinerários formativos

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) definiu o período entre 3 de novembro e 1º de dezembro para a aplicação do Saresp 2025 — o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. A medida abrange milhões de alunos da rede pública em todo o estado, incluindo estudantes de municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

O Saresp é uma das principais ferramentas de diagnóstico do desempenho escolar da rede paulista. Neste ano, participarão da avaliação estudantes dos 2º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, além das três séries do Ensino Médio. A estimativa é que mais de 4 milhões de estudantes realizem as provas em todo o estado.

Formato das provas

Para os alunos do 2º e 5º anos, a prova será impressa e aplicada em 18 de novembro, com foco em língua portuguesa e matemática. O tempo máximo será de 3h30, com 32 questões de múltipla escolha.

Nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), o exame será digital, com provas aplicadas em dois dias, abrangendo as quatro áreas do conhecimento do Currículo Paulista: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Os estudantes do 6º ao 8º ano responderão 96 questões, enquanto os do 9º ano terão 100 questões. Haverá também questões discursivas (respostas construídas) em língua portuguesa e matemática.

Ensino Médio e itinerários formativos

Uma das principais novidades do Saresp 2025 é a inclusão dos itinerários formativos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. As provas, em formato digital e com questões de múltipla escolha, vão avaliar o desempenho nas áreas integradas do currículo ou nos cursos técnicos da rede estadual, como administração, logística, ciência de dados, enfermagem, vendas, entre outros.

As datas específicas para esses itinerários são:

  • 3 de novembro – Provas para alunos da 3ª série

  • 10 de novembro – Provas para alunos da 2ª série

Já os estudantes da 1ª série do Ensino Médio seguem sendo avaliados exclusivamente pelo Provão Paulista Seriado, que integra o currículo desde 2023.

Resultados e impacto

Os resultados obtidos no Saresp não interferem na nota do Provão Paulista, mas serão utilizados como métrica para avaliar o domínio de habilidades e competências dos estudantes da rede estadual.

Segundo João Pinhata, líder de avaliações da Seduc-SP, “o Saresp representa hoje uma ferramenta essencial para compreendermos como está o aprendizado dos nossos estudantes. Ao incluir os itinerários formativos, avançamos rumo a uma educação que respeita as diferentes trajetórias dos jovens.”

Inclusão de outras redes de ensino

Além da rede estadual, redes municipais, escolas particulares, o SESI e o Centro Paula Souza também poderão participar do Saresp, desde que manifestem interesse. Todas as instituições que aderirem receberão relatórios detalhados sobre o desempenho dos alunos.

No caso das redes municipais com alunos do 9º ano, o Saresp é ainda mais relevante: ele serve como porta de entrada para o programa “Prontos pro Mundo”, que oferece intercâmbio em países de língua inglesa aos estudantes com melhor desempenho em inglês e que continuarem no Ensino Médio estadual.

Mais informações estão disponíveis no portal da Secretaria da Educação e na publicação do Diário Oficial do Estado de 29 de julho.

Fonte: Agência SP


Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

Sobre o autor