Matrículas para novos alunos da rede estadual começam nesta sexta (22)
Entre os dias 22 de agosto e 14 de setembro, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) abre o período de inscrições para matrículas de novos estudantes na rede estadual em 2026.
As vagas contemplam desde o 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a 1ª à 3ª série do Ensino Médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O cadastro é obrigatório para alunos que atualmente estudam em escolas particulares, em outros estados ou que desejam retornar aos estudos. Já quem está regularmente matriculado em escolas estaduais em 2025 terá a matrícula renovada de forma automática.
Como fazer a inscrição
Pais, responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem realizar a matrícula presencialmente em uma das 5 mil escolas estaduais ou em unidades do Poupatempo. Para agilizar o processo, é recomendado apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência e histórico escolar.
Também há a opção de fazer o pré-cadastro online pelo site da Secretaria Escolar Digital (SED), na aba “Inscrição para rede pública”. Após preencher o formulário com nome e e-mail, o sistema direciona o estudante para a escola mais próxima ao endereço informado.
Transferência de escola
No mesmo período de 22 de agosto a 14 de setembro, a Seduc-SP também recebe pedidos de transferência de alunos que já fazem parte da rede estadual e desejam estudar em outra unidade. A solicitação pode ser feita na própria página da SED, no campo “Intenção”, pelo perfil do responsável ou do aluno maior de idade.
Os resultados das matrículas e transferências devem ser divulgados no fim do semestre.
Opções de ensino
A rede estadual oferece unidades com jornada parcial (manhã, tarde ou noite) e em tempo integral, com carga de 7 a 9 horas diárias. O Programa Ensino Integral (PEI) está presente em todas as regiões do Estado e está aberto para novos estudantes ou para quem deseja migrar para o modelo integral.
Além disso, há turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltadas para quem não concluiu os estudos na idade apropriada. Para ingressar, é necessário ter 15 anos ou mais (Ensino Fundamental) e 18 anos ou mais (Ensino Médio). As aulas acontecem de segunda a sexta-feira em escolas regulares.
Outra alternativa são os 43 Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs). Neles, os estudantes contam com maior flexibilidade de horários, projetos, oficinas e avaliações diferenciadas. As matrículas podem ser feitas em qualquer época do ano, desde que o aluno tenha 18 anos ou mais.
Fonte: Agência SP
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!
MATERIAS RELACIONADAS
São José contrata volante Luis Otávio para reforçar elenco na Copa Paulista
Prefeitura de Pindamonhangaba publica decreto para reduzir custos e equilibrar finanças em 2025
Sebastianense Aylana Ferreira integra seleção brasileira de atletismo nos Jogos Pan-Americanos Júnior