A partir deste sábado (15), 156 unidades da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) estarão abertas para aulas preparatórias de matemática, voltadas para o projeto Escolas Olímpicas. O objetivo é incentivar a participação de estudantes nas olimpíadas científicas e treiná-los para competições como a Omasp (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo) e a Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).
Mais de 10 mil alunos de todas as regiões do estado terão a oportunidade de participar das aulas, que serão realizadas semanalmente com o apoio de professores da rede estadual. As turmas serão divididas em três níveis: Nível 1, para alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Nível 2, para alunos do 8º e 9º anos; e Nível 3, para alunos do Ensino Médio.
Objetivo: promover talentos acadêmicos
De acordo com o coordenador do projeto, Roberto Serra Campos Júnior, o objetivo das Escolas Olímpicas é fortalecer a cultura das olimpíadas científicas no estado e proporcionar aos estudantes talentosos um ambiente de aprendizado estimulante e competitivo. A expectativa é que a iniciativa contribua para a formação de futuros talentos acadêmicos e impulsione a excelência no ensino público paulista.
Como participar
Os alunos que participaram de edições anteriores de olimpíadas científicas, como a Omasp e a Obmep, terão prioridade para participar do projeto. No entanto, também será possível para alunos interessados, mediante anuência da escola e da diretoria de ensino, de acordo com o grau de dedicação demonstrado pelos estudantes. A frequência dos alunos será rigorosamente controlada, e, caso um estudante falte três vezes consecutivas sem justificativa, ele será desligado do programa, com a vaga sendo oferecida a outro aluno.
Olimpíadas de Matemática e Redação de 2024
Além do projeto Escolas Olímpicas, a Seduc-SP também lançou em 2024 as Olimpíadas de Matemática e Redação, exclusivas para estudantes da rede estadual. A Omasp, realizada em maio, premiou mais de 127 mil estudantes, com medalhas de ouro, prata e bronze. Já a Olimpíada de Redação (Redasp) premiou 121 mil alunos em outubro.
Desafios e oportunidades
O projeto Escolas Olímpicas reforça o compromisso do Estado em promover uma educação de qualidade e incentivar o desenvolvimento de jovens talentos, preparando-os para os desafios acadêmicos e profissionais do futuro.
Fonte: agenciasp.sp.gov.br/
MATERIAS RELACIONADAS
Litoral Norte de SP tem 13 praias impróprias para banho; veja quais evitar
Campos do Jordão recebe unidade modelo do Detran-SP e pacote de obras de R$ 300 milhões
Polícia Municipal apreende maconha e skank no bairro Itatinga em São Sebastião