Escolas de Pindamonhangaba, Cruzeiro, Piquete, Caraguatatuba e São Sebastião adotarão modelo cívico-militar no segundo semestre

escolas-de-pindamonhangaba-cruzeiro-piquete-caraguatatuba-e-sao-sebastiao-adotarao-modelo-civico-militar-no-segundo-semestre

Foto: Divulgação/Governo de SP

Cinco escolas da rede estadual localizadas no Vale do Paraíba e Litoral Norte foram selecionadas para integrar o Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM), que será implantado no segundo semestre deste ano. A medida faz parte de uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), que escolheu 100 unidades em todo o estado para adotar o novo modelo de gestão escolar.

As escolas selecionadas na região são:

  • EE Rubens Zamith, em Pindamonhangaba

  • EE Abrahão Benjamim, em Cruzeiro

  • EE Leonor Guimarães, em Piquete

  • EE Antonio Alves Bernardino, em Caraguatatuba

  • EE Maisa Theodoro da Silva, em São Sebastião

A escolha das unidades foi feita após três rodadas de consulta pública com a comunidade escolar. Ao todo, mais de 106 mil votos foram registrados, sendo 87% favoráveis à implementação do programa.

Segundo a Seduc-SP, os critérios de seleção das escolas incluíram a existência de ao menos uma unidade por município, o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) e os resultados no IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). A maioria das cidades contempladas possui IDH abaixo da média estadual.

O novo modelo prevê a presença de monitores com formação militar nas escolas, que atuarão na gestão da disciplina e na promoção de valores como respeito, civismo e responsabilidade. O currículo, no entanto, continuará seguindo o Currículo Paulista. A seleção dos monitores será conduzida pela Secretaria da Educação, com apoio da Secretaria da Segurança Pública.

O governo estadual estima que cerca de 50 mil estudantes serão impactados com a mudança.

Fonte: Agência SP

Sobre o autor