Empresa define retorno presencial para agosto; decisão impacta 5 mil funcionários
A Embraer anunciou o fim do home office para os setores administrativo e de engenharia, mudança que afetará cerca de 5 mil trabalhadores. Diante da decisão, o Sindicato dos Metalúrgicos convocou uma assembleia para esta quinta-feira (13), às 7h, na portaria principal da unidade Faria Lima, em São José dos Campos.
Desde o início do ano, havia especulações sobre o retorno ao trabalho presencial. Em fevereiro, o Sindicato solicitou uma reunião para discutir o tema, mas não obteve resposta da empresa.
De acordo com comunicado interno, a medida será aplicada a todas as empresas do grupo, com retorno presencial previsto para 4 de agosto no Brasil. Além disso, a Embraer informou que deixará de oferecer ajuda de custo para home office e suspenderá o vale-refeição para funcionários que trabalham em unidades com refeitório próprio.
A decisão levanta preocupações entre trabalhadores que foram contratados para atuar remotamente ou em modelo híbrido e que vivem longe das instalações da empresa.
“O retorno ao presencial foi comunicado sem negociação. Defendemos que a Embraer mantenha o modelo híbrido e abra diálogo com os funcionários”, afirmou Herbert Claros, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos.
Os setores administrativos e de engenharia da Embraer atuam em home office desde 11 de março de 2020, início da pandemia de covid-19.
Fonte: sindmetalsjc.org.br/
MATERIAS RELACIONADAS
Litoral Norte de SP tem 13 praias impróprias para banho; veja quais evitar
Campos do Jordão recebe unidade modelo do Detran-SP e pacote de obras de R$ 300 milhões
Polícia Municipal apreende maconha e skank no bairro Itatinga em São Sebastião