O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Embraer e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) anunciaram nesta quinta-feira (9/10) um acordo para investir R$ 126,7 milhões em pesquisas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias para aviões mais leves e sustentáveis. O anúncio foi feito durante a visita da ministra Luciana Santos, do presidente da Finep, Celso Pansera, e do diretor de Inovação da Financiadora, Elias Ramos, à sede da Embraer em São José dos Campos, São Paulo.
O financiamento será dividido igualmente entre a Finep, que utilizará recursos não reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), e a Embraer, que entrará com contrapartidas próprias.
O principal objetivo do projeto é desenvolver e validar tecnologias de alta complexidade, com foco na criação de asas de alta eficiência aerodinâmica e estrutural feitas de material compósito. Além disso, o acordo também prevê o estudo de tecnologias associadas a sistemas autônomos, com ênfase na segurança e na redução da carga de trabalho da tripulação. Essas inovações tecnológicas têm o potencial de tornar as aeronaves mais leves, eficientes e com menor emissão de gases poluentes.
O projeto foi aprovado por meio da chamada pública do programa “Mais Inovação Brasil”, que busca promover a reindustrialização nacional e se concentra em missões como a transição energética e a defesa nacional.
“A Embraer é uma empresa que aposta na inovação para transformar conhecimento em atividade industrial de alto valor agregado. Temos aqui o resultado do que a gente pode fazer quando juntamos a inteligência brasileira com o investimento público. E é isso que estamos celebrando”, afirmou a ministra Luciana Santos.
Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer, reforçou a importância da inovação: “As inovações geradas por este projeto pavimentarão o caminho para que a indústria aeroespacial brasileira assuma maior protagonismo global. Estamos preparados para acelerar o futuro da aviação sustentável.”
Celso Pansera, presidente da Finep, destacou a longa parceria entre a Finep e a Embraer, que já dura 18 anos e acumulou mais de R$ 1 bilhão em investimentos. “A Embraer é historicamente a empresa mais apoiada pela Finep, e seguirá contando com nossos recursos para enfrentar os desafios da aviação do futuro.”
Além do desenvolvimento de aviões sustentáveis, a parceria entre Finep e Embraer também incluiu projetos como o desenvolvimento de satélites de pequeno porte por meio da Visiona, uma coligada da Embraer.
Esse novo acordo ressalta o papel da inovação tecnológica no aumento da competitividade da indústria aeroespacial brasileira e no avanço em direção a uma aviação mais sustentável.
Fonte: http://www.finep.gov.br/noticias/
MATERIAS RELACIONADAS
Aproximadamente 133 mil moradores do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira serão beneficiados pelo programa Tarifa Social Paulista
Porto de São Sebastião inicia dragagem de manutenção para garantir segurança nas operações
Cerco de Jericó 2025 em Taubaté começa neste domingo com expectativa de 40 mil fiéis