O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá antecipar a divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Originalmente prevista para o dia 20 de novembro, a publicação será antecipada para esta semana. O Inep divulgará em breve a data específica da publicação.
O segundo dia de provas, realizado neste domingo (10), abordou questões de ciências da natureza e matemática, enquanto no primeiro domingo (3) os candidatos responderam às questões de linguagens e ciências humanas. Cerca de 69,4% dos inscritos compareceram ao segundo dia, uma taxa ligeiramente inferior aos 73,4% do primeiro dia. A abstenção foi de 30,6%, comparada a 26,6% na primeira etapa e a 32% no segundo dia de 2023.
Este ano, foi observado um aumento significativo na participação de estudantes do ensino médio de escolas públicas, de 58% para 94%, devido, em parte, ao impacto do programa de inscrição gratuita para alunos do terceiro ano, ressaltou o ministro.
Ocorrências durante o exame incluíram a eliminação de 1,9 mil candidatos por infrações como portar aparelhos eletrônicos ou deixar o local de prova antes dos 30 minutos finais. No total, 1.037 ocorrências foram registradas, incluindo emergências médicas e interrupções de energia. No primeiro dia, houve 4.999 eliminações e 689 ocorrências.
Os candidatos que perderam as provas por problemas logísticos ou doenças previstas no edital poderão solicitar a reaplicação entre 11 e 15 de novembro. As novas provas ocorrerão nos dias 10 e 11 de dezembro.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
MATERIAS RELACIONADAS
Aproximadamente 133 mil moradores do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira serão beneficiados pelo programa Tarifa Social Paulista
Porto de São Sebastião inicia dragagem de manutenção para garantir segurança nas operações
Cerco de Jericó 2025 em Taubaté começa neste domingo com expectativa de 40 mil fiéis