A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a chegada de uma frente fria que pode causar chuvas intensas, quedas de raio e rajadas de vento de até 80 km/h entre domingo (9) e segunda-feira (10). Para se preparar, a Defesa Civil se reuniu com representantes das defesas civis municipais nesta sexta-feira (7) para apresentar o cenário meteorológico e alinhar as ações de prevenção.
Áreas de risco
As regiões com maior risco de chuvas fortes incluem:
- Região Metropolitana de São Paulo
- Baixada Santista
- Vale do Paraíba
- Vale do Ribeira
- Serra da Mantiqueira
- Litoral Norte
- Itapeva, Campinas, Sorocaba, Presidente Prudente e Marília
Já as regiões com risco moderado são:
- Bauru, Araraquara, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto
A Defesa Civil alerta para que a população esteja atenta aos alertas da cellbroadcast e tome precauções para minimizar os impactos.
Calor extremo
Antes da chegada da frente fria, o estado de São Paulo enfrentará temperaturas extremas no domingo (9), com máximas podendo ultrapassar os 37°C em algumas regiões, e 35ºC na capital. Esse forte calor será causado por uma massa de ar quente que se posiciona sobre o estado. A Defesa Civil recomendou que a população se hidrate adequadamente e tome cuidados especiais com crianças e idosos.
Ação de distribuição de água
Para ajudar a população a lidar com o calor intenso, a Defesa Civil irá distribuir água das 11h às 15h no Parque Ibirapuera, em São Paulo, em parceria com a Sabesp. A ação ocorre no período pós-Carnaval, especialmente para aqueles que ainda estarão na região.
Alerta severo
Pela primeira vez, a Defesa Civil emitiu um alerta severo para onda de calor, especialmente para as cidades de Presidente Prudente e Araçatuba. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informou que as temperaturas permanecerão elevadas até domingo (9), e foi recomendado que a população se mantenha hidratada e evite a exposição direta ao sol nos horários mais quentes.
Gabinete de crise
Com a chegada das condições meteorológicas adversas, a Defesa Civil montará um gabinete de crise a partir das 18h de domingo (9), reunindo representantes de órgãos públicos, concessionárias de energia e abastecimento de água para monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas. O gabinete ficará mobilizado até terça-feira (11) para responder prontamente aos impactos dos temporais.
A Defesa Civil de SP também informou que os municípios que precisarem de ajuda humanitária poderão ser atendidos por meio de depósitos com kits de alimentos, limpeza, higiene pessoal, lonas plásticas e telhas, que estão estocados em locais estratégicos do estado desde outubro.
Fonte: agenciasp.sp.gov.br/

MATERIAS RELACIONADAS
Embaixador dos Emirados Árabes deve visitar Campos do Jordão para discutir investimentos
Taubaté tem quatro projetos finalistas do Prêmio Amvale de Gestão Responsável 2025
São José perde para Praia Clube e segue sem vencer na Superliga Masculina 2025/26