A Defesa Civil de Aparecida atuou em duas frentes no último final de semana para conter incêndios em áreas de vegetação no município. As ocorrências aconteceram em dois bairros distintos e exigiram rápida resposta por parte das equipes.
Na sexta-feira (11), o fogo atingiu uma área no bairro São Roque. Já no sábado (12), os agentes foram mobilizados para o bairro Itaguaçu, onde os trabalhos se estenderam da tarde até o início da noite. Somente nesse segundo ponto, o fogo devastou uma área superior a 24 mil metros quadrados.
Segundo a Defesa Civil, o clima seco, as altas temperaturas e a baixa umidade — comuns nesta época do ano — favorecem a propagação rápida das chamas. Graças à atuação coordenada das equipes, foi possível controlar os focos e evitar danos maiores ao meio ambiente e à população.
🚨 Crime e riscos à saúde
A Defesa Civil reforça que provocar incêndios em áreas de vegetação é uma infração ambiental grave, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). A pena pode chegar a quatro anos de prisão, além de multa.
Além da destruição da fauna e da flora, as queimadas afetam diretamente a qualidade do ar e a saúde da população, com o aumento de casos de problemas respiratórios e agravamento de doenças crônicas. A fuligem também prejudica a visibilidade no trânsito e ameaça áreas residenciais próximas aos focos.
📞 Como denunciar
A população tem papel fundamental na prevenção. Em caso de foco de incêndio ou qualquer atitude suspeita, a denúncia pode ser feita anonimamente pelo telefone 153, canal direto da Guarda Civil Municipal.
Fonte: PMA
MATERIAS RELACIONADAS
Pindamonhangaba se destaca no IV Manaus Chess Open 2025
São Sebastião: Aulas da EMEI Meire Vasques dos Santos são suspensas para manutenção
Tremembé abre inscrições para Processo Seletivo de vagas temporárias na Educação