Ventos fortes e riscos causados pelo ciclone
Entre esta terça-feira (19) e quarta-feira (20), a formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil deve impactar todas as regiões paulistas. A previsão aponta rajadas de vento de forte a muito forte intensidade, o que pode provocar queda de árvores e galhos, destelhamento de imóveis, danos à rede elétrica e até espalhar focos de incêndio em áreas de vegetação.
Litoral terá mar agitado
No Litoral Paulista, a expectativa é de forte agitação marítima, aumentando os riscos para embarcações e para estruturas localizadas próximas à orla. A Defesa Civil recomenda que pescadores e navegadores redobrem a atenção durante este período.
Veranico trará calor acima da média
Após a passagem do ciclone, uma massa de ar seco associada a um bloqueio atmosférico deve causar o chamado veranico. A partir de quarta-feira, a previsão é de três a cinco dias de temperaturas elevadas, com máximas acima dos 30 °C — cerca de 5 graus acima da média para o período.
Aumento no risco de queimadas
O calor intenso somado à baixa umidade eleva o risco de queimadas em todo o Estado. A recomendação é evitar o uso de fogo para limpeza de terrenos, não queimar lixo e jamais descartar bitucas de cigarro às margens de rodovias.
Orientações da Defesa Civil
A população deve evitar se abrigar debaixo de árvores, manter distância de cabos elétricos rompidos e adotar cuidados extras em áreas abertas e rodovias.
Em caso de emergências, os contatos disponíveis são: Defesa Civil (199), Centro de Operações Integradas – COI (153) e Corpo de Bombeiros (193).
Fonte: PMT
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!
MATERIAS RELACIONADAS
Projeção de imagens ilumina fachada da Basílica do Bom Jesus em Tremembé
São Sebastião lidera portos públicos em crescimento de movimentação de cargas
Colégios Embraer e Fundação Banco do Brasil levam tecnologias sociais para instituições de São José dos Campos e Botucatu