A chama dos 36º Jogos Escolares de São José dos Campos já está acesa! Com muita animação, música e apresentações artísticas, a cerimônia de abertura aconteceu nesta terça-feira (18), na Farma Conde Arena, reunindo cerca de 4 mil pessoas, entre estudantes, professores e autoridades.
O evento marcou o início da competição, que seguirá até novembro e contará com a participação de aproximadamente 10 mil alunos de 68 escolas municipais do ensino fundamental.
Espírito esportivo e emoção
A abertura foi marcada pelo desfile dos estudantes que disputarão os jogos e pela presença de atletas de alto rendimento e integrantes do programa Atleta Cidadão, que representam a cidade em competições nacionais.
Entre os momentos mais simbólicos, a jogadora de basquete Giovana Cristine de Melo Sousa teve a honra de acender a pira dos Jogos Escolares, enquanto Maria Eduarda Nogueira Melo, aluna da Escola Municipal Possidônio José de Freitas, realizou o juramento esportivo.
Expectativa dos estudantes
Os alunos já estão na expectativa para o início das competições. Elisa Lino, de 12 anos, aluna do 6º ano da Escola Municipal Waldemar Ramos, jogará pela primeira vez e não esconde a empolgação.
“Vou ser capitã da equipe de futsal. Estou muito animada para representar minha escola e fazer novos amigos.”, afirmou.
Já Antony Kauan Vieira, de 13 anos, estudante do 8º ano da Escola Municipal Luzia Levina Aparecida Borges, sonha com o tricampeonato da escola.
“Vou jogar futsal e handebol. Nossa escola é bicampeã e queremos manter a hegemonia!”, disse entusiasmado.
Mesmo quem não participará diretamente dos jogos aproveitou o evento. Kauany Karoliny, de 14 anos, realizou um sonho ao conhecer a Farma Conde Arena.
“Sempre quis conhecer esse lugar e finalmente consegui. Aqui é incrível!”, contou.
Competições e impacto educacional
Os Jogos Escolares são uma tradição em São José e promovem mais do que o esporte: incentivam a interação entre alunos, o espírito esportivo e o desenvolvimento de valores essenciais para a formação cidadã.
Além disso, o evento complementa o trabalho dos professores de Educação Física e oferece um ambiente seguro para a prática esportiva.
Escola Ativa: mais esporte na educação integral
Além dos Jogos Escolares, a cidade também conta com o programa Escola Ativa, que oferece 14 modalidades esportivas no contraturno escolar, beneficiando mais de 6 mil alunos.
Desde 2022, a iniciativa foi integrada à educação integral e ampliada em parceria com o Instituto Esportivo do Vale do Paraíba (IEVP), garantindo aos estudantes acesso a esportes como badminton, basquete, vôlei, futsal, handebol, taekwondo, judô e xadrez.
Com essa estrutura, São José dos Campos reforça seu compromisso com o desenvolvimento esportivo e educacional dos jovens.
Fonte: PMSJC
MATERIAS RELACIONADAS
Finais das Copas Populares agitam o futebol amador neste domingo em São José dos Campos
Ilhabela encerra Semana Internacional de Vela com impacto positivo no turismo e economia
Festival de Inverno 2025 agita fim de semana com música, arte e gastronomia em Caçapava