A cidade de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, enfrentou pancadas intensas de chuva na tarde desta sexta-feira (19), resultado das altas temperaturas registradas na região. A Defesa Civil emitiu um alerta preventivo para possíveis alagamentos e deslizamentos, especialmente em áreas de risco.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), existe a possibilidade de acumulados acima de 60 milímetros em algumas localidades, mesmo que os modelos não apontem grandes volumes de forma generalizada. O risco maior é para tempestades localizadas com potencial de causar transtornos diversos.
Bairros como Portal da Olaria, Rua Hemiterio Vicente (Boiçucanga), Praia Preta do Centro, Varadouro e partes de Juquehy ficaram sem energia elétrica. Equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e da concessionária EDP trabalham para restabelecer o fornecimento o mais rápido possível.
A prefeitura colocou em ação o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), com mobilização total das equipes de emergência. O prefeito Reinaldinho Moreira determinou atenção redobrada nas ações de manutenção urbana, com foco na limpeza de bueiros e bocas de lobo para reduzir riscos de alagamentos.
“Todas as nossas equipes estão nas ruas para garantir o escoamento da água da chuva e proteger a população”, disse o prefeito. Já o coordenador da Defesa Civil, Ricardo dos Santos, afirmou que o monitoramento será constante enquanto durar a instabilidade.
A Defesa Civil reforça orientações à população: evite áreas de risco, acompanhe os alertas meteorológicos e procure abrigo seguro durante as chuvas fortes. Em caso de emergência, o número 199 está disponível, além dos serviços de urgência como Bombeiros (193), Polícia Municipal (153), Polícia Militar (190) e SAMU (192).
Fonte: saosebastiao.sp.gov.br/
MATERIAS RELACIONADAS
Mais de 240 kg de lixo são retirados de manguezais durante mutirões em São Sebastião
Pedro Freitas, de Taubaté, é convocado para os Jogos Pan-Americanos Júnior 2025 no Paraguai
Promotor aciona Prefeitura de Ubatuba por falta de acessibilidade em prédios públicos