Uma ação conjunta entre o CEPATAS (Centro de Proteção e Atendimento aos Animais), a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Civil de Pindamonhangaba resultou na recuperação de nove dos dez cavalos que haviam desaparecido das dependências do centro.
O caso, tratado como possível furto, mobilizou as forças de segurança e contou com o apoio de câmeras de monitoramento, investigação em campo e uso de microchips de identificação animal, que foram cruciais para a localização e confirmação dos animais.
Entenda o caso
Imagens de segurança registraram quatro indivíduos invadindo o curral do centro e levando os animais. No dia seguinte, quatro cavalos foram encontrados nas redondezas do CEPATAS.
Com o avanço das investigações, mais três animais foram localizados em diferentes regiões da cidade. Já na sexta-feira (13), outros dois cavalos foram encontrados soltos em áreas públicas, totalizando nove cavalos recuperados até o momento.
Tecnologia ajudou na identificação
Todos os cavalos acolhidos pelo CEPATAS recebem microchips com dados únicos, o que facilitou a identificação durante a operação. De acordo com Andrea Louzada, diretora do Departamento de Saúde Animal e responsável pelo centro, o sistema de microchipagem foi fundamental:
“Todos os cavalos que chegam até nós são microchipados, ou seja, recebem um pequeno dispositivo eletrônico que funciona como uma identidade única. Com esse número, conseguimos confirmar com precisão a origem e a propriedade do animal. Isso foi essencial para garantir que os cavalos encontrados realmente eram do CEPATAS.”
Investigações continuam
O caso segue sob investigação da Polícia Civil, com apoio da GCM e da equipe do CEPATAS. Um boletim de ocorrência foi registrado e as autoridades trabalham para identificar e responsabilizar os autores da ação.
Fonte: pindamonhangaba.sp.gov.br/
MATERIAS RELACIONADAS
Justiça autoriza construção de novo ponto de ônibus na Praça 13 de Maio em Ubatuba
Ilhabela Jazz 2025 reúne grandes nomes da música na 11ª edição do festival
Vestibulinho Tancredo 2025/2026: inscrições abertas em Ubatuba