Centenas de peixes mortos foram encontrados na Praia do Indaiá, em Caraguatatuba, resultado de atividades pesqueiras, como a pesca de camarões e outras espécies. Durante essas atividades, os peixes podem ficar presos nas redes, e ao serem puxadas, muitos morrem e são devolvidos ao mar. Com o movimento das marés, esses peixes acabam sendo levados para a areia da praia.
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), intensificou o serviço de limpeza das areias da praia. Desde segunda-feira, mais de 150 kg de peixes mortos foram retirados do local e encaminhados para o aterro sanitário de Jambeiro, onde o material recebe tratamento adequado antes de ser aterrado.
A Prefeitura tem orientado os pescadores a adotar práticas pesqueiras de menor impacto para proteger os ecossistemas aquáticos e reduzir a mortalidade de peixes. Embora o fenômeno não seja comum em Caraguatatuba, ele ocorre em toda a região do Litoral Norte, onde há atividade pesqueira. Assim que o caso foi detectado, a Prefeitura notificou a Polícia Ambiental.
Para realizar a limpeza, a Sesep utiliza um rastelo mecânico, também empregado na remoção de resíduos orgânicos, como folhagens.
A ação da Prefeitura visa garantir a limpeza e segurança das praias do município, que devem receber um grande número de visitantes durante o feriado de 15 de novembro.
Fonte: tamoiosnews.com.br/
MATERIAS RELACIONADAS
Aproximadamente 133 mil moradores do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira serão beneficiados pelo programa Tarifa Social Paulista
Porto de São Sebastião inicia dragagem de manutenção para garantir segurança nas operações
Cerco de Jericó 2025 em Taubaté começa neste domingo com expectativa de 40 mil fiéis