O Casarão 01 de Tremembé agora é oficialmente um patrimônio público do município. A aquisição, realizada pela Prefeitura com o apoio da Câmara Municipal, contempla não apenas o imóvel histórico, mas também uma área de mais de 45 mil m² com vegetação nativa às margens do Rio Paraíba, com vista privilegiada para a Serra da Mantiqueira.
Localizado na Praça Padre Luiz Balmes, ao lado da Basílica do Senhor Bom Jesus, o casarão colonial do início do século 20 é uma das últimas construções remanescentes da época dos monges trapistas, religiosos que chegaram da França em 1904, fugindo de perseguições religiosas. A presença trapista deixou forte legado em Tremembé, especialmente nas áreas de agricultura, cultura e turismo.
🏛️ Importância histórica do Casarão 01
Inicialmente, o casarão abrigava o Mosteiro Senhora do Coração de Jesus, residência das Irmãs Trapistas que viveram em Tremembé no início do século passado. Com o passar dos anos, o local passou a chamar atenção também da indústria audiovisual.
Na década de 1960, o imóvel foi cenário do filme O Puritano da Rua Augusta, dirigido por Amácio Mazzaropi. Mais tarde, em 1975, voltou aos holofotes com cenas da novela Ovelha Negra, produzida pela extinta Rede Tupi.
Agora sob domínio público, o espaço será restaurado e utilizado em projetos culturais e turísticos voltados à valorização da história local.
🗣️ Depoimento do prefeito
“A aquisição deste casarão representa para nosso município a possibilidade de manter viva a memória da presença trapista em nossa terra, e de honrar os valores que ali foram semeados: o silêncio fecundo, o trabalho devotado, a simplicidade do viver e a busca constante de Deus”, afirmou o prefeito de Tremembé, Clemente Antonio de Lima Neto, em documento enviado à Abadia de Notre-Dame.
Fonte: PMT
MATERIAS RELACIONADAS
Justiça autoriza construção de novo ponto de ônibus na Praça 13 de Maio em Ubatuba
Ilhabela Jazz 2025 reúne grandes nomes da música na 11ª edição do festival
Vestibulinho Tancredo 2025/2026: inscrições abertas em Ubatuba