Nesta terça-feira (17), a Prefeitura de Caraguatatuba recebeu representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para discutir o registro de estabelecimentos de produtores de cerveja artesanal na cidade. O encontro aconteceu na Secretaria de Turismo, com a presença do auditor fiscal federal agropecuário Fernando Guido Penariol, além de autoridades locais e cervejeiros artesanais.
Importância do Registro
Penariol reforçou que, conforme a legislação vigente (Lei Federal nº 8.918/1994, Decreto nº 6.871/2009 e Instrução Normativa MAPA nº 72/2018), os estabelecimentos produtores e envasilhadores de cervejas artesanais devem estar registrados no MAPA para operar de forma regular.
Os cervejeiros presentes explicaram que comercializam produtos de cervejarias devidamente registradas no MAPA, garantindo a conformidade com as normas específicas do setor.
Apoio ao Setor Cervejeiro Artesanal
O segmento de cerveja artesanal é cada vez mais relevante para a economia local, impulsionando atividades nos setores gastronômico, hoteleiro, esportivo e cultural. Atualmente, a cidade conta com microcervejarias em diferentes estágios de desenvolvimento e trabalha na criação de um programa de incentivo para o setor.
Iniciativas Locais e Parcerias
Desde a primeira edição do Caraguá Beer Festival, em 2017, o maior festival de cerveja artesanal do Litoral Norte paulista, a Prefeitura tem promovido o setor cervejeiro. Em 2023, a Lei Complementar nº 104 reconheceu os usos comerciais de pequeno porte e serviços diversificados prestados por microcervejarias.
A Prefeitura também planeja um futuro acordo de cooperação técnica com o MAPA para fortalecer ainda mais o setor e consolidar Caraguatatuba como o principal polo cervejeiro artesanal do Litoral Norte de São Paulo.
Fonte: PMC
MATERIAS RELACIONADAS
Campos do Jordão espera 400 mil turistas na Páscoa com atrações temáticas
Prefeitura de São José dos Campos testa robô para serviços de zeladoria urbana
Feriado deve lotar hotéis em Caraguatatuba durante o aniversário da cidade