A cidade de Caraguatatuba decretou situação de emergência nesta terça-feira (29) para acelerar as ações de recuperação após os fortes ventos que atingiram o município na segunda-feira (28). As rajadas chegaram a 85 km/h e provocaram destelhamentos em casas, comércios e escolas, quedas de árvores, interdições de vias e rompimento de fiações elétricas, deixando várias regiões comprometidas.
O decreto, com vigência de 180 dias, permite a adoção de medidas emergenciais para reparos estruturais, assistência social e humanitária, além da solicitação de apoio financeiro e operacional de outras esferas de governo.
Medidas emergenciais
Com a situação de emergência, a Prefeitura pode agilizar processos para desobstruir vias, reconstruir equipamentos públicos danificados, restaurar a rede elétrica em parceria com a concessionária EDP e prestar auxílio direto às famílias afetadas, como o fornecimento de telhas e materiais de reparo para residências.
“O decreto nos dá condições legais para acelerar a recuperação dos equipamentos públicos, reforçar a limpeza e prestar o auxílio necessário às famílias atingidas. Nosso compromisso é restabelecer a normalidade o quanto antes”, afirmou o prefeito Mateus Silva.
Ocorrências e bairros mais afetados
As equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) atuam desde a noite de segunda-feira (28) na desobstrução de ruas e no atendimento à população. Pelo telefone de emergência 199, foram registradas dezenas de quedas de árvores. Os bairros mais impactados foram:
-
Massaguaçu: 17 ocorrências
-
Indaiá: 9
-
Jardim Gaivotas: 6
-
Martim de Sá: 4
-
Sumaré: 4
-
Jetuba: 4
Outros 18 bairros também registraram ocorrências. Foram atendidos ainda oito casos de risco de queda de árvores e quatro de destelhamentos. O Corpo de Bombeiros atuou em mais oito quedas de árvores e em incêndios registrados nos bairros Olaria, Sumaré, Martim de Sá, Praia Brava, Porto Novo e Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate).
Restabelecimento de serviços
De acordo com a EDP Bandeirantes, mais de 90% dos clientes afetados pelo ciclone extratropical tiveram o fornecimento de energia restabelecido até a manhã desta terça-feira (29). A concessionária segue atuando nas ocorrências mais complexas, especialmente em locais onde houve queda de árvores sobre a rede elétrica.
O abastecimento de água também foi afetado, principalmente nos bairros Jaraguazinho e Sumaré, devido à falta de energia. Segundo a Sabesp, o serviço foi normalizado no final do dia.
Para reforçar os trabalhos, equipes de outras regiões foram deslocadas para Caraguatatuba e São Sebastião. As ações contam com apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos municipais.
Fonte: PMC
Foto: Dony Machado/PMC
MATERIAS RELACIONADAS
Prefeitura de Cruzeiro lança projeto Cruzeiro Conecta para fortalecer negócios locais
Centro poliesportivo do Bosque dos Eucaliptos reabre com estrutura moderna em São José dos Campos
João Gordo apresenta Brutal Brega no Cine Rock em São José dos Campos