Caraguatatuba conquista 10 medalhas no Pan-Americano Open de Karatê em Natal

Caraguatatuba teve destaque no cenário internacional do karatê ao conquistar 10 medalhas no Pan-Americano Open Karatê Championship 2025, realizado entre 20 e 23 de novembro no Ginásio Nélio Dias, em Natal (RN). O evento, promovido pela IKU – International Karatê Union, reuniu cerca de 500 atletas de oito países, incluindo Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Itália, Japão e República Dominicana. A delegação de Caraguatatuba encerrou a competição com cinco medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. Representaram o município os atletas Gustavo Luiz de Jesus (9 anos), Kenzo Ferreira Toguchi (10 anos), Samara Faustino Aranha Lino (11 anos), Jasmim Orizo (10 anos), Bernardo Luiz de Jesus (13 anos) e David Daniel Silva de Carvalho (20 anos). Todos se classificaram após etapas do Campeonato Brasileiro de Karatê realizadas em Taubaté e Campo Grande, e integram projetos sociais do município. Entre os destaques, David Daniel Silva de Carvalho, faixa preta de 20 anos, garantiu ouro por equipe e prata no shiai individual. Já Kenzo Ferreira Toguchi, de 10 anos e faixa verde, conquistou duas medalhas de ouro — uma no kata e outra por equipe — sendo considerado o principal nome da equipe caraguatatubense nesta edição pelo desempenho técnico e constância nos treinos. Bernardo Luiz de Jesus, de 13 anos e faixa verde, levou ouro por equipe e bronze no shiai. Samara Faustino Aranha Lino, de 11 anos e faixa verde, também assegurou ouro por equipe e bronze no kata. Gustavo Luiz de Jesus, de 9 anos e faixa verde, conquistou bronze no kata. Na categoria Sub-10 feminino, Jasmim Orizo obteve o 5º lugar no kata e 7º lugar no shiai kumite, além de garantir a prata por equipe no shiai kumite Sub-11 sem limite de faixa. A maioria dos atletas foi treinada pela Sensei Maria do Carmo, com exceção de Jasmim Orizo, que se preparou com o Sensei Ângelo. Convocação para o Brasileiro 2026 O bom desempenho em Natal rendeu ainda a convocação de Gustavo Luiz de Jesus, Kenzo Ferreira Toguchi, Samara Faustino Aranha Lino, Bernardo Luiz de Jesus e David Daniel Silva de Carvalho para integrar a Seleção Paulista que disputará o Campeonato Brasileiro de 2026, programado para abril. Fonte: PMC Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira? Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região. 📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

Foto: Reprodução / PMT

Caraguatatuba teve destaque no cenário internacional do karatê ao conquistar 10 medalhas no Pan-Americano Open Karatê Championship 2025, realizado entre 20 e 23 de novembro no Ginásio Nélio Dias, em Natal (RN). O evento, promovido pela IKU – International Karatê Union, reuniu cerca de 500 atletas de oito países, incluindo Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Itália, Japão e República Dominicana.

A delegação de Caraguatatuba encerrou a competição com cinco medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. Representaram o município os atletas Gustavo Luiz de Jesus (9 anos), Kenzo Ferreira Toguchi (10 anos), Samara Faustino Aranha Lino (11 anos), Jasmim Orizo (10 anos), Bernardo Luiz de Jesus (13 anos) e David Daniel Silva de Carvalho (20 anos). Todos se classificaram após etapas do Campeonato Brasileiro de Karatê realizadas em Taubaté e Campo Grande, e integram projetos sociais do município.

Entre os destaques, David Daniel Silva de Carvalho, faixa preta de 20 anos, garantiu ouro por equipe e prata no shiai individual. Já Kenzo Ferreira Toguchi, de 10 anos e faixa verde, conquistou duas medalhas de ouro — uma no kata e outra por equipe — sendo considerado o principal nome da equipe caraguatatubense nesta edição pelo desempenho técnico e constância nos treinos.

Bernardo Luiz de Jesus, de 13 anos e faixa verde, levou ouro por equipe e bronze no shiai. Samara Faustino Aranha Lino, de 11 anos e faixa verde, também assegurou ouro por equipe e bronze no kata.

Gustavo Luiz de Jesus, de 9 anos e faixa verde, conquistou bronze no kata. Na categoria Sub-10 feminino, Jasmim Orizo obteve o 5º lugar no kata e 7º lugar no shiai kumite, além de garantir a prata por equipe no shiai kumite Sub-11 sem limite de faixa.

A maioria dos atletas foi treinada pela Sensei Maria do Carmo, com exceção de Jasmim Orizo, que se preparou com o Sensei Ângelo.

Convocação para o Brasileiro 2026

O bom desempenho em Natal rendeu ainda a convocação de Gustavo Luiz de Jesus, Kenzo Ferreira Toguchi, Samara Faustino Aranha Lino, Bernardo Luiz de Jesus e David Daniel Silva de Carvalho para integrar a Seleção Paulista que disputará o Campeonato Brasileiro de 2026, programado para abril.

Fonte: PMC


Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!

Sobre o autor