A cidade de Caçapava ganhou um reforço importante na área da saúde infantil: foi inaugurada nesta segunda-feira (10) a ala “Pequeno Príncipe”, espaço exclusivo para atendimento de crianças internadas na FUSAM (Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava).
A nova estrutura, localizada próxima à maternidade e ao berçário, permitirá um cuidado mais integrado e especializado a crianças e recém-nascidos. A equipe pediátrica, que já atuava na unidade, agora prestará assistência diretamente na ala dedicada ao público infantil.
Espaço humanizado e acolhedor
Antes da entrega da nova ala, os pacientes infantis eram atendidos na clínica cirúrgica, em ambiente compartilhado com adultos. Com a reforma, o espaço agora conta com dois quartos infantis e uma brinquedoteca, equipada com brinquedos doados pelo Fundo Social de Solidariedade de Caçapava, garantindo um ambiente mais acolhedor e adaptado às necessidades das crianças.
A iniciativa chega em momento estratégico, já que os meses mais frios tendem a registrar aumento nas internações pediátricas, especialmente por doenças respiratórias.
Alta nos atendimentos infantis
De acordo com dados da FUSAM, o número de atendimentos no Pronto-Socorro Infantil mais que dobrou entre janeiro e maio de 2025. Em janeiro, foram 1.086 atendimentos. Já em maio, o número saltou para 2.412 casos, um aumento de 122%.
A principal causa está relacionada ao avanço de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG), que têm afetado crianças em várias regiões do país. Segundo a direção do hospital, o surto acompanha um padrão registrado em mais de 20 estados brasileiros.
Fonte: PMC
MATERIAS RELACIONADAS
Mais de 240 kg de lixo são retirados de manguezais durante mutirões em São Sebastião
Pedro Freitas, de Taubaté, é convocado para os Jogos Pan-Americanos Júnior 2025 no Paraguai
Promotor aciona Prefeitura de Ubatuba por falta de acessibilidade em prédios públicos