Caçapava passou a integrar oficialmente o Guia Nacional de Afroturismo, iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com a UNESCO. O material reúne experiências turísticas em todo o Brasil que valorizam a cultura afro-brasileira, incluindo roteiros com visita a quilombos, terreiros, feiras culturais, museus e circuitos gastronômicos.
A presença de Caçapava no guia reforça a importância do município na promoção da diversidade cultural e na valorização do patrimônio imaterial ligado à identidade negra no Brasil.
O reconhecimento também destaca o turismo como uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social, especialmente para comunidades tradicionais. A proposta está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente os ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e ODS 10 (redução das desigualdades).
Para Caçapava, a inclusão representa a valorização de suas iniciativas locais voltadas à preservação, memória e celebração das raízes afrodescendentes. O município agora figura entre os destinos brasileiros que oferecem experiências significativas e representativas para um turismo mais consciente, inclusivo e conectado à identidade nacional.
Fonte: PMC
MATERIAS RELACIONADAS
GCM de São José dos Campos conquista 1º lugar em curso de elite da PM no Rio de Janeiro
Caraguatatuba oferece 117 vagas de emprego nesta semana
Real Colonial conquista título da Primeira Divisão da Copa Popular de Futebol 2025