Caçapava avança em transparência e recebe reconhecimento com Selo Ouro no Radar Nacional
A Prefeitura de Caçapava foi validada com o Selo Ouro no Radar Nacional da Transparência Pública, alcançando 85,79% de conformidade nos critérios avaliados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O resultado demonstra a evolução da gestão municipal no compromisso com a transparência e o acesso às informações públicas.
Em 2024, o município havia conquistado o Selo Prata. Desde janeiro de 2025, a Controladoria Geral intensificou o trabalho técnico de aprimoramento do Portal da Transparência, garantindo avanços significativos em menos de um ano.
O que é o Radar da Transparência Pública?
Criado pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), em parceria com o TCU, TCEs e outras instituições de controle, o Radar é uma plataforma interativa que mede o grau de transparência ativa nos sites de órgãos públicos em todo o país.
A avaliação considera a divulgação de informações como receitas, despesas, folha de pagamento, licitações, contratos e outros dados relevantes, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
As classificações vão de “Diamante” a “Inexistente”. A categoria Ouro, alcançada por Caçapava, é atribuída a portais que cumprem 100% dos critérios essenciais e atingem entre 85% e 94% de conformidade geral.
Reconhecimento nacional
O resultado final será divulgado em novembro, durante o Mês da Transparência Pública, instituído oficialmente no calendário do controle externo. Entretanto, a Prefeitura de Caçapava antecipou o anúncio local como forma de prestar contas à população.
Fonte: PMC
Quer saber mais sobre o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira?
Acesse www.TodoVale.com.br e fique por dentro das boas notícias da nossa região.
📰 Todo Vale — porque a vida também é feita de boas notícias!
MATERIAS RELACIONADAS
Aplicativo Tec Saúde Taubaté já está disponível para download na App Store
Carcaça de animal em praia de São Sebastião intriga banhistas e viraliza nas redes
Vistoria do Programa Cidade Legal inicia regularização do Rio do Ouro em Caraguatatuba